Decorreu na passada quarta-feira, dia 23 de fevereiro, o lançamento das Atas da VIII Mesa Redonda “A Lusitânia entre Romanos e Bárbaros”, realizada no âmbito do congresso internacional científico de Arqueologia Clássica que aconteceu em Mangualde, em maio de 2013. Na sessão, que decorreu na Universidade de Coimbra, esteve presente o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Mangualde, João Lopes e o Diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, José Pedro Paiva. Ficou a promessa de se repetir o evento do lançamento em Mangualde, em data a agendar.
A sessão contou com uma breve apresentação da obra e explicação da importância da mesma para a divulgação do conhecimento científico produzido. A organização aproveitou ainda a oportunidade para agradecer à autarquia mangualdense pela disponibilidade, apoio e hospitalidade no referido evento. A coordenação da edição da obra é dos professores de Arqueologia da Universidade de Coimbra: José d’Encarnação; Maria Conceição Lopes e Pedro C. Carvalho.
REUNIÃO INTERNACIONAL SOBRE A LUSITÂNIA
ROMANA JUNTOU ESPECIALISTAS EM MANGUALDE
Em maio de 2013, Mangualde acolheu a realização de uma reunião internacional sobre a Lusitânia Romana que juntou especialistas de vários países. Tratou-se da “VIII Mesa-redonda Internacional sobre a Lusitânia Romana – Entre Romanos e Bárbaros”. A reunião, que visava a apresentação e o debate das mais recentes descobertas e investigações sobre a província romana da Lusitânia que se dividia entre os territórios portugueses e espanhóis atuais, tinha como objetivo aclarar o período pós desintegração do Império Romano até ao estabelecimento do reino visigodo naquele território.
Por:Mun.Mangualde