Templates by BIGtheme NET
Início » Ambiente » Largas dezenas participantes na Rota dos Moinhos em Vila Cova do Covelo

Largas dezenas participantes na Rota dos Moinhos em Vila Cova do Covelo

Foi um dia de calor forte, mas lá se realizou a Rota dos Moinhos, numa parceria entre o Município de Penalva do Castelo, União das freguesias de Vila Cova do Covelo / Mareco, Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Vila Cova do Covelo e Centro Social Paroquial de Vila Cova do Covelo
A caminhada iniciou junto à igreja Matriz de Vila Cova do Covelo onde o Presidente da Junta de freguesia local, Celso Lopes, deu as boas vindas aos caminhantes e fez uma breve contextualização sobre o trajeto.
Ao longo dos 8 km foi possível apreciar belíssimas paisagens naturais, património molinológico, tradições e artesanato da freguesia.
Uma das tradições que esteve representada na lage junto à aldeia do carapito foi o “sacudir” da semente do centeio. O cultivo do centeio é uma das tradições da freguesia e no mês de agosto realiza-se a ceifa do centeio, um evento que contribui para manter viva esta tradição.
A principal novidade desta edição foi o passadiço sobre o rio carapito que deliciou e surpreendeu os participantes, pela singularidade da envolvência paisagística e beleza natural. Poucos metros à frente foi possível visitar um moinho de água e ouvir explicações acerca do seu funcionamento.
A meio do percurso, junto à frescura do rio, os participantes puderam degustar iguarias locais e assistir a uma pequena demonstração da arte do bracejo.
A manhã culminou com um agradável almoço convívio, na antiga escola primária de Vila Cova do Covelo.
Por:MPC

Publicidade...