Templates by BIGtheme NET
Início » Ambiente » Ligações Fornos de Algodres-Lisboa e Fornos de Algodres-Porto vão ser mais rápidas

Ligações Fornos de Algodres-Lisboa e Fornos de Algodres-Porto vão ser mais rápidas

Plano Ferroviário Nacional propõe redução do tempo de viagem

Recentemente, foi lançado um Plano Ferroviário Nacional, que vai ser aprovado pelo Governo até março de 2022 e tem como principais objetivos afirmar o caminho-de-ferro como o modo de transporte de elevada capacidade e sustentabilidade ambiental.

O Governo pretende com este Plano responder às necessidades de acessibilidade, mobilidade, coesão e desenvolvimento através de uma cobertura adequada do território, com ligação e redução dos tempos de viagem entre os diversos destinos, ligações transfronteiriças ibéricas, integração na rede transeuropeia e ligação dos terminais de mercadorias aos portos e terminais logísticos.

Os investimentos em causa vão ainda permitir a circulação de comboios com maior comprimento e a utilização de linhas eletrificadas e com sinalização eletrónica instalada.

Este plano e as alterações pretendidas beneficiam a população do Município de Fornos de Algodres que vê reduzido o tempo de viagem para Lisboa (com ligação em menos de 3 horas) e para o Porto (menos de 1 hora) através de uma nova linha, Aveiro – Mangualde, que permitirá a ligação de Fornos de Algodres a Viseu por este meio de transporte.

Destaque ainda para a região a reabertura da linha da Beira Baixa entre a Covilhã e a Guarda.

Neste momento encontra-se a decorrer a fase de auscultação (até julho de 2021) em que qualquer cidadão pode enviar contributos para o Plano através de https://pfn.gov.pt/contributos/ .

 

Publicidade...