Início » Celorico da Beira » Magusto da Velha 2023 em Aldeia Viçosa

Magusto da Velha 2023 em Aldeia Viçosa

A Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa volta a organizar o Magusto da Velha, que se realiza, como sempre, no dia 26 de dezembro, nesta localidade.

Recordamos que esta tradição é secular, pois passa-se na Idade Média, e singular, uma vez que é única no mundo, e homenageia a solidariedade e a fraternidade. O Magusto da Velha celebra o gesto generoso que a Velha Benemérita teve com o seu povo de Aldeia de Santa Maria de Porco, hoje Aldeia Viçosa, ao qual deu castanhas e vinho em troca de um Padre Nosso pela sua alma. Isto começou numa época de muita fome e miséria, e em que a castanha era alimento basilar da nossa alimentação.

Este compromisso foi lavrado em Testamento, entre a Velha e a Paróquia de Porco, segundo o qual esta “Tem obrigação de dar na primeira oitava de Natal cinco meios de castanha e cinco alqueires de vinho pela alma de uma velha que deixou noventa e seis alqueires de centeio a esta Igreja impostos na Quinta do Lagar de Azeite para que com esta castanha e vinho se fizesse no mesmo dia um magusto e todos dele comessem e rezassem na Igreja um Padre Nosso pela sua alma.” Recentemente, o Padre Nosso foi substituído pela Missa por Alma da Velha, que dá o mote para as festividades.

Podemos classificá-la como a festa dos cinco sentidos: chovem castanhas e rebuçados do alto da Torre da Igreja, arde o Madeiro, repicam os sinos, empurram-se miúdos e graúdos na apanha do fruto em grande azáfama, os distraídos levam com as cavaladas no Adro, músicos enchem de sonoridades todo o espaço com o bater dos bombos, os homens conversam à volta do vinho da Quinta do Ministro e as mulheres deliciam-se com a jeropiga, destaca-se ainda o calor e o aroma das torradas em azeite que consolam os turistas.

Este ano, o Magusto da Velha prolonga-se para o Salão Cultural, quando o frio assolar o Adro, onde estará montado o Mercadinho do Magusto, onde os visitantes poderão comprar azeite de Aldeia Viçosa, vinho da Quinta do Ministro, assim como outros produtos agrícolas locais e artesanato. Neste espaço, poderemos apreciar uma exposição com o trabalho dos 3 vencedores da “Maratona Fotográfica pelo Vale do Mondego”, relativa ao 6º encontro “Imagem & Território”, e teremos a atuação de um grupo de música tradicional.

No final da festa, será servido uma Sopa de Castanhas.

Segue o programa. Contamos com a sua divulgação e com a sua presença.

14H30 Receção e boas vindas aos visitantes.

Visita contada à História de Aldeia de Santa Maria de Porco, na Igreja Matriz.

15H00 Cumpra-se o Testamento I:

Celebração da Missa pela alma da Velha Benemérita.

15H30 Dramatização de cena medieval pelo grupo Hereditas;

16H00 Cortejo da Velha, com Grupo de Bombos Trocadalho do Carilho, de Gonçalo.

16H15 Cumpra-se o Testamento II:

Lançamento das Castanhas e serviço de vinho da Quinta do Ministro.

Cavaladas.

17H00 Mercadinho do Magusto, no Salão Cultural com:

Venda de produtos regionais, azeite e vinho local, e artesanato.

Atuação de grupo de música portuguesa tradicional.

Serviço de torradas embebidas no melhor azeite do mundo.

Exposição da Maratona Fotográfica pelo Vale do Mondego, “Imagem & Território”.

Fim de festa com Sopa de Castanha.

 

Publicidade...