Início » cim viseu dão lafões » Mangualde- Concerto dos POETAS – “Entre Nós e as Palavras” nos 25 anos da Biblioteca Municipal

Mangualde- Concerto dos POETAS – “Entre Nós e as Palavras” nos 25 anos da Biblioteca Municipal

Os Poetas atuam a 26 de novembro, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Mangualde. Os bilhetes já se encontram à venda.

A Biblioteca Municipal de Mangualde celebra 25 anos de existência. A data foi assinalada com várias iniciativas, no passado dia 22 e no dia 26 de novembro.

Depois da sessão comemorativa às 15h00, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, as comemorações continuam às 21h30, com o concerto dos POETAS – “Entre Nós e as Palavras”, com Rodrigo Leão, Gabriel Gomes e Miguel Borges, pelas 21h30, no mesmo local, na Biblioteca Municipal de Mangualde .

Os bilhetes de acesso ao concerto já estão disponíveis e podem ser adquiridos na Biblioteca Municipal e/ou na Papelaria Adrião, pelo valor de 12 euros cada um.

Rodrigo Leão e Gabriel Gomes voltam a encontrar-se num palco cheio de poesia: Os Poetas – Entre Nós e as Palavras é um espetáculo onde estes dois veteranos músicos descobrem as melodias que carregam os poemas de algumas das mais importantes vozes da nossa paisagem poética como Mário Cesarinny, Herberto Helder, Luísa Neto Jorge e Adília Lopes.

Gabriel Gomes no acordeão e metalofone, Rodrigo Leão nas teclas e metalofone e o ator Miguel Borges nas declamações congregarão toda a sua experiência em composições originais que interpretam com melodias, harmonias e ritmos todo um universo de palavras com que os nossos poetas foram tentando traduzir o mundo.

Biblioteca Municipal de Mangualde

A Biblioteca Municipal de Mangualde (Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves), aberta ao público desde 1997, integra o Setor Cultural da Unidade Orgânica Divisão de Educação, Desporto, Cultura, Turismo e Ação Social, da Câmara Municipal de Mangualde e tem como objetivos facilitar o acesso à cultura, à informação, à educação e ao lazer, contribuindo assim para elevar o nível cultural e a qualidade de vida dos cidadãos, através da eficiente gestão da área documental e informação, da promoção da leitura e da literacia e da gestão de atividades diversas e eventos com qualidade e inovação, com  espaços divididos e organizados de acordo com as linhas orientadoras do Programa de Leitura Pública.

Os Poetas

O projeto “Os Poetas” surgiu de encontros entre Rodrigo Leão, Gabriel Gomes e Hermínio Monteiro, então editor da Assírio & Alvim, em cujo espólio existiam gravações de poetas a dizerem os próprios poemas.

“Entre Nós e as Palavras”, de 1997, foi o resultado de meses intensos de composição, de uma afinidade com os poetas escolhidos e da amizade cúmplice entre os dois músicos, que se nota muito quando compõem e quando atuam. Com Francisco Ribeiro (ex-Madredeus) e Margarida Araújo nas cordas, o ensemble fez alguns concertos ainda nos anos 90.

Em 2013, “Os Poetas” regressaram com a reedição deste álbum há muito esgotado. Durante o ano de 2012, compuseram novas músicas e reformularam o espetáculo, projetando os textos e chamando o ator Miguel Borges para dizer poemas.

Não é este um concerto para eruditos ou específicos leitores e amantes de poesia. Sendo a palavra importantíssima, e ponto de partida para a composição – ela é o comandante deste “Navio de Espelhos” – a música não é um mero suporte, pois acaba por se fundir com os poemas. À música falada mistura-se a performance, resultando num espetáculo único e encantatório.

 

Publicidade...