Início » Ação Social » Mangualde-Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) será inaugurada no concelho

Mangualde-Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) será inaugurada no concelho

Vai decorrer a inauguração, na próxima segunda-feira, 18 de março, pelas 10h30, da  nova Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), destinada a mulheres, vítimas de violência doméstica, no concelho de Mangualde.

Trata-se da segunda de duas residências previstas no país (a primeira abriu no final do ano passado, em Grândola), instalada no edifício da antiga escola primária, com capacidade para 40 camas.

Assim, trata-se de uma obra, que custou cerca de 1, 5 milhão de euros, comparticipada em 150 mil euros (10%) pelo Município de Mangualde.

“É com enorme satisfação que acolhemos no concelho esta experiência-piloto que, no nosso caso, vai dar resposta às mulheres idosas, vítimas de violência doméstica, proveniente das Regiões Centro e Norte do País”, afirma o presidente da Câmara de Mangualde Marco Almeida.

“Apesar do promotor desta obra ser uma IPSS do concelho, o Município não poderia estar alheado desta problemática da violência doméstica, com 60 casos registados no ano passado no concelho.

No passado mês de fevereiro, também foi instalado no Centro de Saúde de Mangualde, um Gabinete de Apoio a Vítima da rede nacional da APAV, único no distrito de Viseu.

“É com uma resposta concertada e trabalhando em rede com todas as instituições que esperamos amenizar esta complexa problemática da violência doméstica, transversal ao país”, acrescenta Marco Almeida.

Estes equipamentos residenciais, anunciados em 2022 pela secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, são financiados pelo FEDER e resultam do trabalho multissetorial do Governo (área da Cidadania e da Igualdade, da Coesão Territorial e do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social) e dos municípios e organizações da sociedade civil, responsáveis pela gestão.

foto:MM

Publicidade...