O Município de Mangualde é um dos 14 municípios, de cinco comunidades intermunicipais (CIM), que integra o consórcio destinado a valorizar a herança dos romanos na Região Centro.
O consórcio do qual também fazem parte dezenas de entidades públicas e privadas, liderado pela Associação de Municípios de Portugal Romano, foi formalizado esta quinta-feira, em Condeixa-a-Nova (Coimbra), no auditório do Museu PO.RO.S – Portugal Romano de Sicó.
O Consórcio irá preparar a candidatura ao Aviso Centro 2030 – ITI_ PROVERE _ 2023-1, assim como o programa de ação da Rede Portugal Romano, “enquanto elemento norteador da estratégia de desenvolvimento, inovação e empreendedorismo territorial, que reforce a valorização do potencial endógeno e patrimonial e o seu contributo na revitalização e aumento da atratividade do território da Rede Portugal Romano”, de acordo com o protocolo.
“Mangualde não poderia excluir-se desta iniciativa tão importante, que pretende promover e valorizar o território romano tão rico no nosso concelho”, justifica o presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida.
Foto:MM