Templates by BIGtheme NET
Início » Ambiente » Mangualde sensibiliza comunidade para poupar água

Mangualde sensibiliza comunidade para poupar água

“NÃO DEITE O FUTURO POR ÁGUA ABAIXO!” é a mensagem que visa alertar os cidadãos do concelho para o uso eficiente do bem essencial.

O Município de Mangualde continua a apostar na sensibilização para a poupança de água. A autarquia deu uma nova imagem à campanha com o mote “Não deite o futuro por água abaixo!”, que pretende alertar os cidadãos do concelho para que se “Feche a torneira à seca”.  A iniciativa foi divulgada nas plataformas digitais da Câmara Municipal e, ainda, partilhada com os munícipes através de uma comunicação que acompanhou as faturas da água.

Para além de incentivar à poupança deste bem essencial, a campanha alerta os cidadãos para as perdas de água e oferece várias dicas. Na cozinha: utilizar a máquina de lavar a loiça apenas quando esta estiver cheia; reutilizar a água de lavar os legumes para regar.  Na casa de banho: fechar a torneira enquanto se escova os dentes e se ensaboa no banho; evitar descargas desnecessárias; colocar uma garrafa de água no autoclismo para economizar água; tomar duches rápidos; recolher e reutilizar a água desperdiçada no duche, enquanto aguarda que a água fique quente. No jardim: limitar o uso da água da rede nas regas de espaços verdes e fazê-lo apenas de manhã ou ao anoitecer; optar por captações particulares para usos não potáveis (Ex: rega de jardins/culturas, lavagens de carros, limpezas, etc); não encher as piscinas com água da rede. E, ainda, de manutenção: manter as canalizações, torneiras e máquinas em bom estado; estar atento a qualquer fuga de água nas torneiras ou autoclismos e reparar as mesmas no imediato; e, para lavar o carro, utilizar um balde em vez de uma mangueira.

A autarquia alerta também para as vantagens para o uso eficiente da água: redução do consumo de água, redução do consumo de energia, diminuição do volume de descargas de água residuais e contribuição para a sustentabilidade de consumo de água.

AUTARQUIA ADOTA MEDIDAS PARA REDUZIR O CONSUMO DE ÁGUA 

Além das ações de sensibilização à população para a poupança de água, a autarquia de Mangualde está a levar a cabo um conjunto de ações reduzindo os gastos com água na rega dos espaços verdes, na reativação de furos e poços para o uso de água com origem em diferentes sistemas de abastecimento e na monitorização de toda a rede com vista à mitigação de perdas e fugas.

A autarquia está a acompanhar o evoluir da situação de seca que assola o território e não descarta a possibilidade de serem implementadas mais medidas corretivas bem como em último caso medidas restritivas que contribuam para o eficiente uso da água.

Publicidade...