A Casa Vergílio Ferreira – Para Sempre será inaugurada, no próximo dia 03 de outubro, por Sua Excelência, o Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
A cerimónia terá lugar pelas 15h00, na freguesia de Melo, aldeia natal do escritor, e integra a programação da 3.ª edição do Festival Literário Em Nome da Terra, que decorrerá nesta freguesia de 02 a 06 de outubro.
Vergílio Ferreira (1916-1996) nasceu nesta freguesia do concelho de Gouveia e pertence ao grupo dos mais importantes escritores e pensadores de língua portuguesa do Século XX.
Mas, contrariamente a tantos outros escritores portugueses, o autor de Aparição não possuía, até ao momento, uma Casa com o seu nome. Consciente dessa lacuna, o Município de Gouveia decidiu adquirir a casa, que foi outrora dos pais de Vergílio Ferreira, à então proprietária e sobrinha do escritor, Filomena Rodrigues, aquando das Comemorações do Centenário do Nascimento do autor de Até ao Fim, que decorreram entre 28 de janeiro de 2016 e 28 de janeiro de 2017.
Após ter sofrido algumas obras de reabilitação, a Casa Vergílio Ferreira – Para Sempre será agora uma realidade, assumindo-se como um espaço inovador, tendo como centro temático a obra literária do autor, sem esquecer a relevância que outras artes – pintura, música, cinema – nela encontram.
A casa que inspirou a do universo imaginário de Para Sempre e da sua continuação epistolar, Cartas a Sandra, deu lugar à Casa Vergílio Ferreira – Para Sempre que pretende, assim, celebrar a obra literária e o pensamento do autor, sublinhando a importância da aldeia natal de Melo e do espaço envolvente (montanha da Serra da Estrela) na sua escrita, tendo por missão divulgar e perpetuar o seu legado literário, estético e filosófico, em Portugal e no estrangeiro.
Na sua componente museológica, a Casa Para Sempre – Vergílio Ferreira almeja provocar no visitante, não apenas uma perceção, o mais completa possível, sobre a vida e a obra do autor de Aparição, mas também uma associação emocional e afetiva aos espaços interiores e exteriores da Casa.
Ao criar, igualmente, uma Residência Artística para acolher criadores de diferentes áreas das artes e das letras, pretende contribuir para o desenvolvimento do património cultural do concelho de Gouveia.
A Casa Vergílio Ferreira – Para Sempre procurará que o visitante usufrua, antes de mais, da experiência de um espaço habitado pela palavra e pelo pensamento do autor, espaço que detém uma “narrativa” em que habitar, como assinala Heidegger, é uma realidade contígua à de ser e construir.
O Município de Gouveia pretende, assim, através deste projeto cultural valorizar e potenciar o turismo literário, na certeza de que uma sociedade desenvolvida, com um nível educacional cada vez mais elevado, conduz à construção de uma política cultural responsável e mobilizadora.