Templates by BIGtheme NET
Início » Distrito da Guarda » Município de Gouveia integra Rede Cultural “Terras da Transumância”

Município de Gouveia integra Rede Cultural “Terras da Transumância”

O projeto “Terras da Transumância”, aprovado no âmbito do Aviso N.º CENTRO-14-2020-12, concretiza-se na criação de uma rede de parceria entre o Município de Castro Daire, o Município de Gouveia, o Município de Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21.
O projeto será realizado, maioritariamente ao ar livre, junto a espaços patrimoniais classificados, como forma de valorização do património de cada um dos territórios, garantindo todas as condições de acessibilidade e de segurança sanitária aos diferentes públicos, visitantes e turistas, aumentando o número esperado de visitantes a sítios de património cultural e natural.
A programação artística/cultural contemplará em cada um dos territórios parceiros iniciativas identitárias que construirão a narrativa das Terras da Transumância.
No Município de Gouveia o programa artístico e cultural incluirá os caminhos da transumância, recriando a identidade e autenticidade de uma prática ancestral de subida e descida dos rebanhos da Serra da Estrela.
No plano religioso, a Romaria da Senhora d’ Assedasse integrará o programa cultural enquanto prova viva da memória popular em relação aos lugares que povoam o imaginário de uma comunidade pastoril, que, durante séculos, perpetuou rituais, como romarias e lendas.
Da mesma programação constarão as bênçãos dos rebanhos, em Arcozelo da Serra e Vila Franca da Serra, uma tradição baseada num ritual de fé procurado, anualmente, pelos pastores para alcançarem a prosperidade agrícola.
A juntar a estas iniciativas, inclui-se ainda a Feira do Queijo da Serra da Estrela, um certame que se realiza no mês de fevereiro, período de maior e melhor produção anual deste produto endógeno. Uma experiência de cultura e tradição que percorre passo a passo as vivências de pastores e rebanhos e o ciclo produtivo do Queijo Serra da Estrela.
Transversalmente será feita uma coprodução “Terras da Transumância” para itinerância cultural nos territórios da rede que contemplará a produção e apresentação de uma peça teatral, a realizar ao ar livre, que retrate as vivências da transumância. Com esta coprodução serão reforçadas as ligações da população com a comunidade de pastores e o enriquecimento da programação cultural.
Da programação da rede constará ainda a produção de um documentário que retratará o fenómeno da transumância, enquanto atividade cuja essência assenta nas deslocações interterritoriais e com ela diferentes realidades sociais, culturais ou ambientais, pouco conhecidas pela generalidade da população.
A rede “Terras da Transumância” apresenta um orçamento global de 299 923,20€ para executar pelos parceiros durante 18 meses.

Publicidade...



 

Enviar Comentário