Templates by BIGtheme NET
Início » Ambiente » Município de Gouveia investe na prevenção – Regresso à escola seguro

Município de Gouveia investe na prevenção – Regresso à escola seguro

O regresso às aulas implicou novas regras e cuidados redobrados, assim, o Município de Gouveia planeou um regresso às atividades letivas presenciais com condições de segurança e conforto para toda a comunidade escolar.

Neste sentido, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Gouveia e com o Instituto de Gouveia – Escola Profissional foram tomadas medidas e implementado um conjunto de ações com o objetivo de proteger a comunidade escolar e garantir a qualidade de ensino de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS) e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

Uma das ações desenvolvida pelo Município de Gouveia foi a adaptação de um bloco de salas de aula na Escola Secundária de Gouveia para acolher as duas turmas do 1º ciclo do ensino básico. O investimento do Município de cerca de 40 mil euros permitiu reduzir a concentração de alunos na Escola Básica de Gouveia proporcionando a dispersão dos alunos, contribuindo desta forma para a prevenção junto da comunidade escolar.

Outra das ações do Município de Gouveia centrou-se na duplicação da rede de transporte escolar. A autarquia de Gouveia articulou com as escolas a implementação de horários escolares desfasados o que permite a redução do número de alunos em simultâneo nos estabelecimentos escolares do 2º ciclo, 3º ciclo e no ensino secundário.

O desfasamento dos horários escolares foi acompanhado por um investimento da autarquia em mais transportes escolares para permitir aos alunos cumprir os planos escolares, ou da parte da manhã, ou da parte da tarde. Esta organização dos horários escolares permite igualmente reduzir o número de alunos a circular nos transportes escolares, mais uma vez com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia COVID 19 e aumentar as medidas preventivas.

O Município de Gouveia desenvolveu ainda a realização de ações de higienização e desinfeção de espaços e superfícies, criação de corredores de circulação e sinalética para que as crianças e jovens possam encontrar um ambiente seguro nos seus estabelecimentos de ensino.

Este aumento de custos por parte da autarquia é, no entanto, considerado um investimento, uma vez que a educação, o conhecimento e o futuro das crianças são prioridades do município, existindo um empenho acrescido na promoção de um ensino de qualidade e no sucesso educativo das crianças e jovens do concelho, num período em que se pretende diminuir os impactos da pandemia COVID 19 aplicando todas as ações de prevenção possíveis.

No início de mais um ano letivo, o Município dá as boas vindas a toda a comunidade escolar e educativa, desejando um regresso às aulas seguro, reiterando que devem ser seguidas todas as orientações e medidas excecionais de organização e funcionamento dos estabelecimentos escolares, de forma a evitar a propagação da Covid-19, promovendo e adotando comportamentos de segurança.

Publicidade...



 

Enviar Comentário