Templates by BIGtheme NET
Início » Cultura » Novo ciclo de exposições no CIHAFA em 2017

Novo ciclo de exposições no CIHAFA em 2017

0,bomAssociação H. Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres iniciam

O CIHAFA (Centro de Interpretação Histórica e Arqueológica de Fornos de Algodres), inicia um novo ciclo de exposições intituladas Uma ideia é um feito de associação” dirigida às associações do concelho, de 01 a 31 de Março de 2017 estará patente uma Exposição da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres, que poderá ser visitada todos os dias entre as 10h00 – 13h00 e as 14h00 – 17h00.

 “O associativismo coopera para a união de pessoas”.

Associação é uma instituição prestadora de determinados serviços e de participação voluntária, constituída por número indeterminado de quantos dela queiram ou possam participar.

Nos finais do século XIX começam a surgir, no Concelho de Fornos de Algodres os primeiros movimentos corporativos, antecessores das atuais associações. Em 1932, foi criada a primeira corporação dos Bombeiros Voluntários, cuja a sede se situava nos baixos da antiga Casa da Câmara, na Praça Velha da Vila.
O seu material de combate aos incêndios, adquirido por subscrição pública, constava de: uma bomba, duas mangueiras, uma escada e quinze capacetes. Algum deste material, ainda hoje, faz parte do atual espólio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres.
A 29 de Dezembro do ano de 1948 é constituída a Associação dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Fornos de Algodres, com sede no Grémio Recreativo Fornense, por iniciativa de uma comissão composta por: Artur Ribas Madureira, António de Pina Albuquerque, José de Almeida Viçoso, José Gomes e como Comandante da Corporação João Vaz de Almeida Ribeiro.
Anos mais tarde, em 26 de Abril de 1962, o Presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, Professor António Pinheiro Marques, conferiu a posse à comissão Administrativa dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres, nomeada por portaria do Sr. Ministro do Interior e composta pelos senhores, Estanislau Fernandes Pinto Bronze, Avelino Luís Tavares e Fernando Paulo Moreira.
Nesse mesmo ano, em 17 de Maio, o Presidente da Direção do Grémio Recreativo Fornense, coletividade fundada a 2 de Fevereiro de 1909, solicitou uma assembleia geral e em colaboração com a Comissão Administrativa dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres, propuseram a fusão das duas coletividades. Dessa fusão nasceu a atual Associação de Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres.
Depois de atravessar alguns períodos de menor atividade, ganha nova dinâmica em 1964, sob a direção do Dr. Fernando Paulo Menano, tendo como Comandante o Senhor Professor José da Costa Felício. É, também, neste ano que se altera a denominação da associação, passando esta a denominar-se de Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres…

Por:CIHAFA

 

Publicidade...



 

Enviar Comentário