Templates by BIGtheme NET
Início » cimbse » Off Road Caminho de Salomão vai fazer a Viagem do Elefante

Off Road Caminho de Salomão vai fazer a Viagem do Elefante

A grande novidade do calendário de atividades do Clube Escape Livre recupera uma história contada por José Saramago que, de mãos dadas com um passeio todo-o-terreno turístico, forma o Off Road Caminho de Salomão. Uma iniciativa que se realizará nos dias 15 a 19 de junho em parceria com o projeto Viagem do Elefante – Rota Turística Literária da Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa.

No magnífico cenário do Palácio de Cristóvão de Moura, na aldeia histórica de Castelo Rodrigo, e volvidos mais de cinco seculos da chegada aqui do elefante Salomão, o Clube Escape Livre apresentou à comunicação social e convidados o programa e lista de inscritos para o Off Road Caminho de Salomão.

O Off Road Caminho de Salomão vai realizar-se em junho, ligando Belém a Castelo Rodrigo e percorrendo os trilhos das pegadas do elefante Salomão. Limitado a 40 equipas, este passeio todo-o-terreno turístico já esgotou as inscrições.

O pano de fundo para o Off Road Caminho de Salomão, organizado pelo Clube Escape Livre, é a história de um elefante que foi oferecido pelo Rei de Portugal, D. João III, ao seu primo Maximiliano, Arquiduque da Áustria. Elefante esse que teve de palmilhar a distância entre Lisboa e Viena para cumprir a oferta de D. João III. Esta história do elefante Salomão foi contada com a sabedoria de José Saramago no livro “A viagem do Elefante”.

Contando com a parceria do projeto Viagem do Elefante – Rota Turística Literária da Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa, o Escape Livre decidiu levar para a estrada um passeio todo-o-terreno turístico que vai palmilhar o caminho do Salomão. Assim, a caravana sairá de Lisboa para demandar Castelo Rodrigo, passando por Constância, Castelo Novo, Belmonte, Sortelha, Guarda e Cidadelhe.

A Suzuki é a marca oficial do evento e o modelo Vitara foi usado pelo Clube Escape Livre para fazer o trabalho de desenho e reconhecimento do traçado do Off Road Caminho de Salomão.

O programa está previsto para que os participantes possam aliar o desafio do fora de estrada ao conhecimento histórico e à gastronomia dos locais visitados pelo evento.

Tudo começa dia 15 de junho (quarta-feira) no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa. Tempo para tratar das formalidades, visitar a Fundação Saramago, desfrutar de um belo repasto e escutar o “briefing” da organização sobre os dias à frente.

Após uma noite bem dormida no Hotel Vila Galé Ópera, a caravana reunir-se-á na Torre de Belém (quinta-feira), de onde partirá rumo a Salvaterra de Magos. Na Falcoaria Real, um café e uma visita guiada oferecem o primeiro contacto com a parte cultural deste passeio todo-o-terreno turístico.

A caravana do Off Road Caminho de Salomão vai passar pelo Escaroupim até chegar à Casa Cadaval, onde será realizado o almoço deste primeiro dia. Reabastecido o corpo e a alma, os participantes encaminhar-se-ão para o Castelo de Almourol (com paragem no Miradouro), terão oportunidade de visitar Constância antes de o dia ser dado por terminado no Hotel dos Templários. O jantar, onde serão esmiuçadas as aventuras do primeiro dia, encaminha a caravana para o merecido descanso.

O terceiro dia (sexta-feira) vai levar os participantes até Proença-a-Nova. Paragem para um reconfortante almoço no Amoras Hotel, antes da saída para a praia fluvial de Almaceda, a visita guiada a Castelo Novo e chegada ao Fundão. Onde a caravana vai recuperar forças e pernoitar no Hotel Alambique d’Ouro.

Para o quarto dia do Caminho de Salomão (sábado), o Escape Livre escolheu um roteiro com muito para contar. Em Belmonte, os participantes vão poder visitar o castelo e os museus locais antes de demandarem a Pousada para o almoço que vai dar força para encarar o resto do dia.

Saindo de Belmonte, a caravana passará por Sortelha, Sabugal, Rapoula do Côa (passagem nas Termas do Cró), sempre em fora de estrada até chegar à Guarda, final deste longo quarto dia de Caminho de Salomão.

A caravana será recebida no Hotel Lusitânia onde todos vão poder retemperar forças, alimentar o corpo e a mente e pernoitar antes da derradeira etapa.

O último dia (domingo) liga a Guarda a Figueira de Castelo Rodrigo, passando por Cidadelhe com a inevitável visita à Casa Forte. Depois da visita à aldeia histórica onde terá pernoitado há seculos a comitiva com o elefante Salomão descida até Figueira de Castelo Rodrigo para o almoço final, ocasião para grande confraternização e entrega de troféus SPAL aos participantes.

Para Carlos Condesso, autarca de Figueira de Castelo Rodrigo: Esta é uma excelente iniciativa e acredito que tem um potencial enorme, visto que através desta rota literária, baseada na “Viagem do Elefante” do Nobel José Saramago, se podem captar novos fluxos turísticos a este nosso território, ávido de iniciativas diferenciadoras como esta. Esta nova rota literária vem desbravar um novo caminho, capaz de trazer turistas de várias localidades do país, não só a Figueira de Castelo Rodrigo, como a toda esta região em que estamos inseridos. José Saramago deixou-nos este legado e a melhor forma de o homenagear é percorrer os trilhos do elefante “Salomão” com um livro debaixo do braço, desfrutando ao máximo de todo o potencial que esta rota tem para nos proporcionar. Sobre o Off Road em si, aqui está a aposta na inovação e na valorização dos territórios que o Clube Escape Livre nos tem vindo a garantir ao longo dos anos. Será, certamente, um êxito esta primeira edição.”

Publicidade...