Templates by BIGtheme NET
Início » Cultura » Origens é a nova exposição de Pintura no CIHAFA

Origens é a nova exposição de Pintura no CIHAFA

10380202_306809509517162_139762469578203025_oO CIHAFA (Centro de Interpretação Histórica e Arqueológica de Fornos de Algodres), inicia um novo ciclo de exposições intituladas “Pinturas Fornenses”, de 01 a 31 de julho de 2016 estará patente uma Exposição/Venda da artista Maria da Graça Almeida que poderá ser visitada todos os dias entre as 10h00 – 13h00 e as 14h00 – 17h00.

  “A execução na pintura deve sempre ter improvisação.”

                                                                                                                                   Eugene Delacroix                                           

“ Origens”

É o nome que a artista Maria da Graça deu a esta exposição realizada pelo CIHAFA – Centro de Interpretação Histórica e Arqueológica de Fornos de Algodres, que pretende mostrar uma imagem da nossa terra, das nossas gentes e das nossas origens.

A cor é o elemento essencial da pintura. A estrutura fundamental de uma obra é composta pela relação entre as massas coloridas. A pintura faz parte da vida do ser humano desde o Renascimento, foi umas das principais formas de representação dessa época, está presente nos dias atuais. A pintura se expressa através da superfície onde será produzida e dos materiais, como pincéis e tintas, que lidam com os pigmentos.

Maria da Graça Almeida, nasceu em 1967 em Fornos de Algodres, desde muito cedo que se mostrou interessada pelas artes, concluiu o ensino obrigatório e com apenas 11 anos começou a aprender costura com a conceituada modista Rosa Neto. Aos 18 anos iniciou-se na pintura em tecido com Luísa Ramos onde aprendeu várias técnicas de pintura e artesanato. Hoje tem o seu próprio estilo, a sua própria mania de pintar como ela gosta de dizer “ pinto tudo o que me apetece”, “ gosto e transformar coisas inúteis em coisas desejadas”, “isso acontece com a pintura, com a costura, com o artesanato e com coisas velhas”. Concluiu o 12º ano e várias formações, mas é na pintura e no tratamento de idosos que se sente realizada.

Por: CIHAFA

 

 

Publicidade...



 

Enviar Comentário