Templates by BIGtheme NET
Início » Ambiente » Penalva do Castelo acolheu projeto Craft Turismo Criativo

Penalva do Castelo acolheu projeto Craft Turismo Criativo

Decorreu no salão da Loja de Cidadão, no âmbito do projeto Craft Turismo Criativo  na oficina de artesanato de cestaria, bracejo/junça e junco.
Após as boas vindas e contextualização do projeto pelo Dr. Emanuel Ribeiro (coordenador do projeto – Associação de Desenvolvimento do Dão) e representantes da empresa Opium (empresa que se encontra a implementar o projeto) deu-se início aos trabalhos.
Cada artesão fez uma breve apresentação e demonstração de técnicas e materiais naturais utilizados. Posteriormente os participantes tiveram a oportunidade de experimentar várias técnicas artesanais através da orientação e mestria dos artesãos presentes.
Num processo de cocriação, artesãos e participantes, foram desafiados a proporem novos produtos criativos, com objetivo de reinterpretar matérias primas tradicionais e desenvolver novas abordagens estéticas e modos de aplicação das mesmas.
Como resultado desta oficina de cocriação será apresentado, posteriormente, um protótipo de um produto artesanal original (com recurso a estas matérias naturais).
O Senhor Presidente da Câmara, Francisco Carvalho, também marcou presença. Agradeceu a participação de todos, enalteceu o trabalho dos artesãos e realçou o mérito e pertinência do projeto.
Promovido pela Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD) em parceria com os seus municípios associados e com a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, é um projeto piloto para a promoção do turismo criativo ligado ao artesanato e saber-fazer do território e comunidades de Aguiar da Beira, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Sátão.

Publicidade...