Como forma de celebrar os direitos das pessoas com deficiência e, simultaneamente, envolver a comunidade educativa no combate aos preconceitos e obstáculos que impossibilitem estes cidadãos de ter uma participação ativa em todos os domínios da vida em sociedade, o Município de Penalva do Castelo, em articulação com o Agrupamento de Escolas, organizaram atividades conjuntas onde se assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado anualmente a 3 de dezembro.
As atividades, que têm como ponto de partida a reflexão sobre a temática, pretendem envolver toda a comunidade educativa, de modo a que se crie um ambiente propício a uma maior compreensão da problemática e haja um maior envolvimento de todos na defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas com deficiência.
Para os alunos do pré-escolar vai ser efetuada uma dramatização que terá por base a história de Luísa Ducla Soares “Olá, eu sou o Tiago – Um Detetive em Cadeira de Rodas”, com o objetivo de promover a leitura inclusiva, consciencializar, refletir e estimular o respeito pela diferença.
Aos alunos do 1º ciclo foi lançado o desafio de elaborarem marcadores de livros que reflitam a problemática os quais, posteriormente, irão dar lugar à exposição “Marca a Diferença” a realizar na Biblioteca Municipal.
Para os alunos dos restantes níveis de ensino irá ser realizado o peddy-paper “Vencer a barreira do preconceito”, onde os participantes poderão sentir as dificuldades e obstáculos que uma pessoa com deficiência sente no seu dia-a-dia.
Paralelamente a estas atividades, alunos com necessidades educativas especiais elaboraram um cartaz que será o rosto desta campanha de 2016.
A assinalar este dia a Biblioteca Municipal está a acolher, até dia 07 de janeiro de 2017, na sua Sala de Exposições/Polivalente, a exposição “Momentos Solitários”, constituída por pinturas a óleo do artista Vítor Lopes.
A celebração deste dia realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidades avançou com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Por:MPC