Templates by BIGtheme NET
Início » Cultura » Peso da Régua acolheu alunos da Universidade Sénior de Fornos

Peso da Régua acolheu alunos da Universidade Sénior de Fornos

unsfa1    No passado sábado, dia 2 de Julho, 28 alunos da Universidade Senior de Fornos de Algodres deslocaram-se ao Peso da Régua para descobrir os encantos da Região Douro.
Criada em 1756 por iniciativa do governo do Marquês de Pombal, como a primeira região demarcada e regulada no mundo, o Alto Douro Vinhateiro é um exemplo excepcional de uma região tradicional e que vive em torno da produção vinícola. A história da Região Douro permite perceber as origens de uma bebida tão apetecível e da punvsaisagem que a rodeia.
Os 24600 hectares do Alto Douro Vinhateiro, repartidos por 13 concelhos, foram classificados como património mundial da UNESCO em 2001.
Para conhecer o Rio Douro, nada melhor que percorrê-lo de barco. Reunidos junto ao cais da Régua, embarcaram os alunos da US no barco “Santa Martha”, que os conduziu até à Estação Termal de Caldas de Moledo.
Para melhor conhecer a história da Região, visitaram de seguida o Museu do Douro, criado em 1977 e instalado numa casa senhorial. É local de excelência e representação da memória, cultura e identidade da região vinhateira.
Durante o período da tarde puderam visitar uma das mais conhecidas propriedades do Douro, a Quinta chamada “da Pacheca” por ser sua proprietária D. Maria Pacheco Pereira. Foi das primeiras quintas a engarrafar vinhos com a sua própria marca. Os alunos foram guiados pela propriedade, ficando a conhecer a sua história bem como os processos de vinificação com que se produzem os vinhos. Para finalizar, uma prova de vinhos com direito a explicação sobre os aromas e sabores dos néctares degustados.

Por:USFA

Publicidade...



 

Enviar Comentário