A visita decorreu no âmbito das Comemorações do Centenário Vergílio Ferreira aconteceu frente a Biblioteca Vergílio Ferreira onde foi depositado um ramo de flores junto ao busto de Vergílio Ferreira, seguiu uma pequena visita à Biblioteca Vergílio Ferreira, onde foi descerrada uma placa evocativa da visita do Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa à biblioteca e à sala dedicada ao autor.
De tarde, a comitiva seguiu para Melo, terra de Vergílio Ferreira, onde foi inaugurado o Roteiro Literário Virgiliano, pelo Presidente da República, e pelo Presidente da Câmara de Gouveia, Luís Tadeu Marques. De seguida, decorreu a sessão evocativa com um momento musical por um quarteto de cordas e de seguida o Presidente da junta da União de Freguesias de Melo e Nabais, abriu a sessão e deu as boas vindas a todos os presentes, seguindo-se a intervenção do senhor presidente da Camara Municipal de Gouveia e por fim a intervenção do Presidente da República.
A inauguração do Roteiro Literário Vergiliano esteve inserida nas comemorações do Centenário Vergílio Ferreira, uma iniciativa do Município de Gouveia que teve início no dia 28 de Janeiro de 2016, e que decorre ao longo do ano, num extenso programa de atividades comemorativas, tais como, exposições, colóquios, roteiros, concertos, tertúlias, peças de teatro, e que encerrarão um ano depois, precisamente a 28 de janeiro de 2017.
O Roteiro Literário Virgiliano, é composto por dois percursos pedestres: um rural e outro urbano. O Roteiro inicia-se no Chão do Paço de Melo e tem como tema central o universo literário de Vergílio Ferreira, bem como o ambiente rural em que se insere, permitindo também a descoberta de numerosos tesouros paisagísticos, patrimoniais e etnológicos presentes em Melo, a “ Aldeia Eterna.
Por:Mun.Gouveia
Foto:António Vida