A noite de sexta-feira, 13 foi de lançar novas ideias de negócio em Aguiar da Beira, inserido na iniciativa Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão-Lafões, o centro cultural desta localidade foi palco da fase municipal do concurso de Ideias da CIM Viseu Dão-Lafões.
Deste modo, esta iniciativa tem como empreendedores os alunos do ensino secundário, assim foram apresentados seis projetos, “PrevFire” , “Off-Fire” , “BioFood” , “Rain verse”, “Eco Bage” e “AutoMinipharm”, onde foi notório o grande empenho dos alunos do Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca.
Esta foi a quinta edição deste concurso em terras de Cabicanca, onde a Vice – Presidente do Município , Dra. Rita Mendes, salientou que os alunos são desafiados à criatividade, todos são projetos muito interessantes , onde todos se empenharam bastante, sendo o vencedor o representante do Município dia 25 de maio na grande final em Viseu.
Por sua vez a Dra. Sandra Correia, do Agrupamento de Escolas local referiu que na realização deste concurso, foi muito importante o trabalho dos professores a ajudar os alunos, todos os seis projetos são muito bons, mas só um pode representar a Escola e o Município na grande final.
A terminar as preleções, Dr. Nuno , por parte da CIM Viseu Dão/Lafões, referiu que é um projeto com tradição em todos 14 municípios, 130 ideias de negócio disputam este concurso.
Tem havido sempre novidades, o ano passado foi o Gaspar no 1ºciclo, também está a ser criado um clube de empreendedorismo em todas as escolas.
Salientou ainda que três das ideias no últimos anos já ganharam em Lisboa e duas financiadas pelo Sharktank.
Das seis ideias da noite, a primeira a apresentar-se foi a ”Off Fire” que consistia criar uma mangueira com nomex para que não ardesse em incêndios florestais, deste modo arrecadou o terceiro lugar.
De seguida, foi apresentada a ideia “Rain Verse”, consistia num guarda –chuva diferente , acessível e com um depósito interior.
Chegou o “Eco Bage”, nada mais que um saco de papel reciclado, para todo o tipo de produtos endógenos.
PrevFire é um projeto que consiste numa câmara inserida num poste que dará logo sinal às autoridades e bombeiros no sentido de detetar um incêndio.
Este foi o grande projeto vencedor deste concurso.
O AutoMinipharm, consiste numa máquina de medicamentos de usos regulares, mas também a doação de medicação para centros dia, lares e entre outros.
Por fim a Biofood, que tem como pano de fundo, a produção biológica de alimentos, num projeto de fazer cestas ou cabazes.
Assim sendo fim o concurso, foi então distribuído o prémio de participação, o vencedor foi PrevFire, ficando no segundo posto, “Biofood” e no derradeiro lugar ficou “Off fire”.
Desta forma, o 25 de maio vai ser muito interessante, em Viseu achar um vencedor.
Por: António Pacheco