Início » Ambiente » Programa “Condomínio de Aldeia” apresentado na CIMBSE

Programa “Condomínio de Aldeia” apresentado na CIMBSE

O Fundo Ambiental, em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, apresentou na CIM Beiras e Serra da Estrela, o aviso de investimento destinado à transformação da paisagem nos territórios vulneráveis, através do programa “Condomínio de Aldeia”
O Fundo Ambiental e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas promoveram na passada sexta-feira, dia 3 de Maio, uma sessão de esclarecimento destinada aos Técnicos dos Gabinetes Técnico-Florestais, Gabinetes de Apoio ao Investimento e Técnicos de Elaboração, Submissão e Controlo de Candidaturas a Programas Comunitários dos municípios associados.
O Aviso N.º C08-i01.01/2024, com uma dotação de 10 milhões de euros, destina-se à transformação da paisagem nos territórios vulneráveis e surge em resposta à urgente necessidade de implementar a Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030 e a Estratégia Nacional para a Floresta.
Os objetivos passam por aumentar a resiliência dos territórios vulneráveis face aos riscos associados às alterações climáticas, como os incêndios rurais e perda da biodiversidade, promover o crescimento sustentável e a coesão territorial e tornar as áreas edificadas localizados em territórios rurais menos vulneráveis aos incêndios rurais. A adoção de soluções naturais para conservação da biodiversidade e do solo e a integração de boas práticas de adaptação às alterações climáticas são também algumas das suas metas.

O presente aviso tem como beneficiários finais as autarquias, as comunidades intermunicipais, os agrupamentos de baldios e as associações de desenvolvimento local. As intervenções incluem a recuperação de territórios agrícolas ou agroflorestais abandonados e a reconversão dos territórios florestais para usos agrícolas e silvopastoris e ações imateriais ligadas ao projeto, bem como a sensibilização da comunidade.

As candidaturas devem ser submetidas até às 17h do dia 30 de Junho de 2024 através da plataforma do Fundo Ambiental.

Para mais informações e esclarecimentos, os interessados podem contactar através do email florestas@fundoambiental.pt.

Este investimento marca um avanço significativo na revitalização dos territórios vulneráveis de Portugal, reafirmando o compromisso com a preservação ambiental e o fomento do desenvolvimento sustentável.

Foto:CIMBSE

Publicidade...