Início » Ambiente » Projeto “Alto Mondego’ Rede Cultural” aprovado novamente

Projeto “Alto Mondego’ Rede Cultural” aprovado novamente

O projeto “Alto Mondego’ Rede Cultural”, uma proposta de programação cultural em rede no território composto pelos Municípios de Nelas, Fornos de Algodres, Gouveia e Mangualde na consolidação e afirmação do trabalho em rede já desenvolvido desde 2018, foi agora novamente aprovado.
Privilegiando uma verdadeira cultura em rede e uma eficaz itinerância das criações artísticas pelo território dos quatro Municípios, a rede cultural “Alto Mondego’” prevê o desenvolvimento de 24 espetáculos artísticos realizados ao longo de 18 meses.
Assim, tirando partido do trabalho de parceria já firmado entre os Municípios, são propostas novas ações adaptadas às exigências sociais decorrentes da situação pandémica vivida atualmente, tendo como objetivos: retomar a confiança na vida social por via da dinamização de eventos culturais ancorada nas associações culturais locais; fortalecer a economia local; promover as artes e as criações artísticas do território perante o público interno e externo; projetar a imagem do território e da região com impacto na captação de fluxos turísticos.
No plano de ação da rede assumem especial relevo as associações locais que, após uma primeira fase de capacitação, desenvolverão um trabalho de criação artística, permitindo conjugar manifestações artísticas, estilos e identidades distintas que partilham a origem no território do Alto Mondego e que culminarão na criação de espetáculos que serão apresentados em formato itinerante.
Operacionalmente serão contratados três artistas (capacitadores) de três áreas distintas (e.g. dança, música, teatro e artes plásticas), trabalhando cada um deles com duas associações locais de cada um dos Municípios, sendo capacitadas um total de 24 associações culturais para a realização de 12 projetos artísticos (6 associações, 3 projetos artísticos, por Município).
Importa salientar que no envolvimento das associações locais apresenta o duplo benefício: atender às necessidades dos agentes culturais locais decorrentes do cancelamento das atividades culturais provocado pela situação pandémica e de gerar dinâmicas e resultados nos projetos artísticos a desenvolver no período pós projeto.
O valor total para executar as ações previstas no projeto “Alto Mondego’ Rede Cultural” será de 292.223,40 € para os municípios e as associações envolvidas.
Em breve será feita uma apresentação pública do projeto dirigida às associações locais.

Publicidade...



 

Enviar Comentário