Início » Aguiar da Beira » Projeto Craft em destaque na BTL 2023 por parte da CIM Viseu Dão Lafões

Projeto Craft em destaque na BTL 2023 por parte da CIM Viseu Dão Lafões

Depois de um primeiro dia essencialmente dedicado à Gastronomia, sempre em ligação com o produto Enoturismo, esta quarta-feira a Cultura assumiu um plano de destaque na programação da CIM Viseu Dão Lafões na BTL 2023. Neste domínio, o projeto Craft centrou atenções, enquanto iniciativa de valorização dos produtos e das práticas artesanais relacionadas, bem como da fixação das populações. “Se queremos ser criativos, temos que valorizar os criadores”, defendeu em plena apresentação, Carlos Martins da empresa OPIUM.

O projeto Craft estrutura um roteiro em torno dos recursos e atividades antigas ainda presentes no território. Estes são identificados e desenvolvidos em oficinas criativas, entre artesãos e designers, potenciando produtos para novas interpretações e utilidades. Segue-se depois a promoção para quem os pretende adquirir, através da chamada Rota do Saber Fazer – valorizando assim toda a atividade económica. “Cerâmicas, têxteis, madeiras, fibras vegetais… estes são objetos de grande valor, que podem estar em qualquer casa, em qualquer ponto do mundo”, continuou Carlos Martins, enquanto apresentava os mais diversos exemplos de criatividade local.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, destacou a importância da aposta na Cultura. “Temos vindo a desenvolver atividade diversa, na preservação do património do território, no Megalitismo, e também no artesanato, sempre numa lógica de complementaridade. Uma das iniciativas de relevo é este projeto Craft, desenvolvido com o objetivo de recuperar e potenciar atividades antigas, gerando valor e contribuindo assim para a sustentabilidade económica e equilíbrio social”.

Da Gastronomia e vinhos à tradição automobilística
No seguimento da estratégia assumida, além da Cultura, a Gastronomia e os vinhos serviram de ligação entre os vários momentos do programa. Estes são produtos turísticos transversais a toda a ativação na BTL 2023. Degustaram-se produtos da Escola Profissional de Carvalhais e receituário local promovido pela Confraria do cabrito e da Serra do Caramulo e pela Confraria dos Carolos e das Papas de Milho. E destacou-se igualmente a importância da Rota do Vinho do Dão.

Entre os muitos presentes que circularam pelo Stand da região, destacaram-se as visitas do Secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, e da Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes. Isto num dia que realçou igualmente as iniciativas relacionadas com a forte tradição automobilística da região. Desde logo, na programação do Município de São Pedro do Sul, foi feita a apresentação do Termas Motorfest, momento que contou, entre outros, com a presença da co-piloto de ralis, Inês Ponte. Nesta área, o Município de Tondela realizou a apresentação do Caramulo Motor Festival, um dos grandes eventos nacionais da especialidade. Também presente este Diana Chaves, figura pública apaixonada por todos os temas relacionados com indústria e desporto automóvel.

Programa diversificado
Concluídos os dois primeiros dias dedicados a profissionais, a presença da CIM Viseu Dão Lafões na BTL 2023 avança para uma sexta-feira que destaca as propostas dos municípios de Castro Daire, Oliveira de Frades, Mangualde e Nelas. Vila Nova de Paiva, Sátão, Carregal do Sal e Penalva do Castelo são os destaques de sábado. A programação termina domingo, com momentos dedicados aos municípios de Sátão e Santa Comba Dão.

Publicidade...