Início » Almeida » Projeto CriaCôa apresenta Cartas d’Abril

Projeto CriaCôa apresenta Cartas d’Abril

O Criacôa apresenta nos dias 18, 19 e 20 de abril a primeira criação do projeto cultural, que tem vindo a ser preparada desde finais de 2023. Cartas d’Abril é uma criação teatral contemporânea a partir de testemunhos verdadeiros e documentos produzidos nos 50 anos pós 25 de abril de 1974, que conduz a uma reflexão crítica sobre a liberdade e a democracia.
Cartas d’Abril apresenta uma viagem ao passado real vertido em documentos textuais, fotográficos e videográficos, obtidos junto da comunidade durante três períodos de residência artística e pesquisa em diferentes geografias. O trabalho convida a pensar o presente e o
futuro e a refletir sobre as portas que abril abriu e, sobretudo, sobre as que ainda urge escancarar.

O resultado é uma criação teatral contemporânea, dinâmica, com uma linguagem propositadamente próxima, mas com um conteúdo desafiante, que exige reflexão e assente no discurso no binómio “Emoção versus Razão” como fator mobilizador e gerador de vontade,
opinião e ação.

Com produção a cargo da CARB, conta com texto, direção e interpretação de Simão Barros. O espaço cénico e direção técnica estão a cargo de Luís Canário Rocha, o som e a música são de Giliano Boucinha e o desenho de iluminação, de Diogo Mendes.

Os espetáculos decorrem no dia 18 de abril, pelas 15h00, no Convento de São Francisco, em Trancoso, no dia 19 de abril, pelas 21h00, no Centro Cultural Miguel Madeira, em Vila Franca das Naves, e no dia 20 de abril, pelas 21h30, no Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa. A entrada é gratuita.

Recorde-se que CriaCôa é um projeto cultural que percorre os vários palcos do distrito de Guarda até setembro de 2025. Trata-se de uma iniciativa de capacitação, criação artística e circulação no território com um enfoque inovador, envolvendo artistas profissionais e estruturas artísticas e socioculturais locais, num trabalho colaborativo.
CriaCôa é um projeto da CARB – Cooperativa Artística da Raia Beirã CRL, em parceria com A Geradora – Cooperativa Integral, Associação Conheça a Sua Aldeia O Freixo e Centro Cultural e Recreativo da Mêda. São ainda parceiras neste projeto os Municípios de Almeida, Mêda, Vila Nova de Foz Côa e Trancoso, e a Junta de freguesia de Castelo Rodrigo. O projeto é financiado pelo Programa de Apoio em Parceria: Arte e Coesão Territorial da DG Artes / República Portuguesa.

Publicidade...