×

Projeto “Heróis da Fruta” faz subir os lanches saudáveis para 80% nas ESCOLAS do distrito da Guarda

Projeto “Heróis da Fruta” faz subir os lanches saudáveis para 80% nas ESCOLAS do distrito da Guarda

Estudo do ISAMB/FMUL e da APCOI revela melhorias na merenda escolar e sucesso na descoberta de novos alimentos nas escolas da região da Guarda.

Alterar comportamentos e rotinas alimentares na infância representa um dos desafios pedagógicos mais complexos da atualidade, exigindo dinâmicas lúdicas que superem o ensino teórico convencional e motivem verdadeiramente as crianças em sala de aula. No distrito da Guarda, a monitorização do Projeto “Heróis da Fruta” (ano letivo 2024/2025), desenvolvida pelo Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (ISAMB/FMUL) em parceria com a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), provou a eficácia do seu método ao superar esta barreira pedagógica nas ESCOLAS de municípios como Fornos de Algodres e Guarda.

Os 3 Melhores Dados do Projeto “Heróis da Fruta” no Distrito da Guarda:

  • Maior adesão ao consumo de frutas e vegetais: A percentagem de ALUNOS a cumprir diariamente o desafio de consumo de hortofrutícolas evoluiu de 72,0% para 83,1% na quinta semana.

  • Lancheiras mais saudáveis: A proporção de ALUNOS que leva lanches saudáveis diariamente para a escola aumentou de 66,4% para 80,0%.

  • Provar coisas novas na escola: Durante a intervenção, 58,9% dos ALUNOS experimentaram pela primeira vez uma fruta ou vegetais que desconheciam.

A importância de crescer com hábitos saudáveis:

O impacto na região confirma a relevância do incentivo à alimentação saudável constante em contexto de sala de aula. Mário Silva, Presidente da APCOI, salienta: “Atingir 80% de lanches saudáveis na Guarda mostra que a mensagem do Projeto “Heróis da Fruta” chega com clareza aos ALUNOS e às famílias, mudando comportamentos no dia a dia. O método funciona, é totalmente gratuito e transforma a alimentação das crianças em apenas cinco semanas. A APCOI renova este compromisso com o futuro e convida todos os professores e estabelecimentos de ensino de todo o país a inscreverem as suas turmas em heroisdafruta.com/inscricao até 31 de outubro, garantindo que mais alunos têm a oportunidade de crescer a fazer escolhas alimentares mais felizes, equilibradas e saudáveis.”

Estes novos dados sobre o impacto real que o Projeto “Heróis da Fruta” tem na saúde e nos hábitos diários das crianças nas escolas em Portugal foram apresentados já este mês de setembro no âmbito da 1ª Conferência Heróis da Fruta, um evento marcante que celebra 15 anos de trabalho contínuo da APCOI na promoção de hábitos alimentares saudáveis e na prevenção da obesidade infantil em Portugal. Reunindo em Lisboa autarquias, juntas de freguesia e especialistas das áreas da saúde, nutrição e educação, o encontro serviu para partilhar os resultados do mais recente estudo científico do ISAMB/FMUL e para debater o papel decisivo do poder local e da comunidade escolar no desenho de políticas públicas mais eficazes, saudáveis e sustentáveis para o futuro das crianças em Portugal.

O relatório científico e os dados estatísticos completos estão disponíveis para consulta pública em heroisdafruta.com/relatorio2025 

Foto_APCOI