Templates by BIGtheme NET
Início » Ambiente » Projeto “+ Igual Viseu Dão Lafões” apresentado em Mangualde

Projeto “+ Igual Viseu Dão Lafões” apresentado em Mangualde

Aconteceu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde, a primeira reunião da Equipa para a Igualdade na Vida Local de Mangualde . O objetivo principal da iniciativa foi a apresentação do Projeto “+ Igual Viseu Dão Lafões” – Plano Municipal para a Igualdade.

A reunião arrancou com uma mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, dando as boas-vindas a toda a equipa e abrindo a primeira de muitas sessões que irão culminar num plano de capacitação para a igualdade que se traduz num envolvimento concertado das estruturas internas do município e outros stackholders da comunidade, que visa uma sociedade mais justa e igualitária.

Marco Almeida sublinhou que “este projeto “+ Igual” dá resposta ao modelo que o Município definiu no combate às desigualdades e às assimetrias – um modelo de governação participativo numa lógica de intervenção estruturada. O envolvimento, a colaboração e a participação dos nossos agentes locais promove a igualdade e contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, assente nos valores partilhados da solidariedade e da coesão social. Este Projeto visa contribuir para a promoção da igualdade entre mulheres e homens, reforçar a coesão territorial e promover a partilha de boas práticas de conciliação e igualdade de género.”

A Equipa para a Igualdade para a Vida Local surgiu na sequência da celebração de protocolo de colaboração entre a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e o Município de Mangualde que visa a promoção, execução, monitorização e avaliação da implementação de medidas e ações no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 “Portugal + Igual”.

O projeto “+Igual Viseu Dão Lafões”, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal, em estreita colaboração com os seus municípios, visa a promoção da igualdade e não discriminação em toda a região, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, assente nos valores partilhados da solidariedade e da coesão social.

Um projeto que será dividido em dois períodos, numa primeira fase será realizada a identificação das necessidades de cada município, através de um profundo diagnóstico relativo às práticas de igualdade. Numa segunda fase, em função dos resultados obtidos, serão desenvolvidos os respetivos Planos Municipais para a Igualdade e não Discriminação, acompanhados de propostas de intervenção para cada um dos municípios.

O projeto “+ Igual Viseu Dão Lafões”, que representa um investimento de aproximadamente 500 mil €, é financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), ao abrigo do Portugal2020 e do Fundo Social Europeu (FSE) e gerido pela Comissão para a Cidadania para a Igualdade de Género (CIG).

 

Publicidade...