A Comissão Política Concelhia da Guarda do Partido Socialista saúda a decisão do Governo de marcar para a cidade da Guarda a realização da próxima Cimeira Ibérica, que terá lugar em junho do próximo ano. Uma decisão que honra o compromisso firmado entre o primeiro-ministro de Portugal e o primeiro-ministro de Espanha, esta semana em Valladolid, ao colocarem a cooperação transfronteiriça ao serviço de uma estratégia comum contra o despovoamento que se acentua em ambos os lados da fronteira.
O primeiro-ministro António Costa mostra, com a decisão da escolha da Guarda para a próxima bilateral entre Portugal e Espanha, que as políticas de valorização e promoção do interior são concretas e não um exercício de retórica. Aos Governos do Partido Socialista se devem as obras nas linhas da Beira-Baixa e Beira-Alta que colocarão a Guarda no centro de um importante eixo ferroviário. Foram igualmente Governos do PS que trouxeram as Autoestradas A25 e A23; o novo Hospital ou a solução para o Hotel Turismo.
A Guarda continua no centro do vulcão de uma nova vaga de políticas que querem puxar pelos territórios do interior. A nível local, nós cá estaremos para enaltecer as boas decisões mas também para exigir mais e melhor, com base em trabalho atento e contínuo, sem alaridos ou falsas vitórias.
Por:CPG/PS