Início » Ambiente » PSD/Mangualde faz balanço das propostas apresentadas na Assembleia Municipal

PSD/Mangualde faz balanço das propostas apresentadas na Assembleia Municipal

Em comunicado , o PSD de Mangualde reage à Assembleia Municipal do passado dia 29 de setembro referindo:Tendo em conta que o PSD é um partido com responsabilidade governativa, foram apresentadas propostas que visam contribuir para uma melhoria na vida dos Mangualdenses. Estas propostas foram feitas tendo em conta o actual cenário que vivemos, ou seja, um momento com mais incertezas do que certezas a nível de saúde pública e da economia.
Assim, com vista à contribuição para um plano B em relação às escolas e considerando que as medidas tomadas até agora não se afiguram suficientes (basta ver que o executivo camarário assumiu, em sede de reunião de câmara, algumas falhas na abertura do ano lectivo), os membros do PSD da AMM propuseram:
I – Deslocalização de algumas turmas do primeiro ciclo que se encontram concentradas na cidade
Estas turmas seriam recolocadas nas escolas das freguesias, sempre que estas tenham condições para receber alunos e de acordo com a avaliação feita pela CMM, pelo Agrupamento de Escolas e pelas Juntas de Freguesia.
Esta deslocalização de turmas do primeiro ciclo levaria a uma menor concentração de alunos que, por sua vez, não contactariam com tantas pessoas. Acresce a esta proposta a vantagem dos transportes escolares terem menos alunos e fazerem um percurso mais curto.
Votação:
Esta proposta foi chumbada com:
PS: 11 votos contra e 2 abstenções;
PSD: 5 votos a favor;
CDU: 1 abstenção;
Juntas de Freguesia: 3 abstenções e 9 votos contra;
II – Diminuição de alunos por turma do 2º ciclo
Com o início do ano lectivo constatou-se que não é possível assegurar o distanciamento físico entre alunos em grande parte das turmas do Agrupamento de Escolas de Mangualde.
Por esta ser uma competência do Governo, o PSD entende que a autarquia tem que diligenciar junto do governo para que este autorize a CMM e o Agrupamento de Escolas a fazerem esse ajuste.
Uma vez que as condições das escolas de Mangualde não permitem esta diminuição de alunos por turma, o PSD propôs que, a título excepcional e apenas enquanto durar a pandemia, a autarquia disponibilize contentores temporários onde poderão ser recolocadas as novas turmas.
Votação:
PS: 7 votos contra e 6 abstenções;
PSD: 5 votos a favor;
CDU: 1 abstenção;
Juntas de Freguesia: 11 abstenções e 1 voto contra;
III – Descida do IMI para 0,35%
Esta descida, menor do que aquela que os membros da AMM do PSD têm proposto, tem em conta a actual conjuntura económica do município, considerando que o encargo fiscal anual dos Mangualdenses é o quarto mais elevado do distrito mas também que é necessário manter a sustentabilidade das contas municipais, não infringindo a lei das autarquias locais que, no que a isso diz respeito, assim obriga.
Votação:
PS: 12 votos contra e 1 abstenção;
PSD: 5 votos a favor;
CDU: 1 abstenção;
Juntas de Freguesia: 3 abstenções, 7 votos contra e 2 votos a favor;

Publicidade...



 

Enviar Comentário