No dia 15 de março estiveram novamente no Penedo Ladário, na Aldeia do Bispo (concelho da Guarda) para continuar a reflorestar este local com mais 200 espécies autóctones – as espécies que se encontram melhor adaptadas às condições edafoclimáticas do território, sendo à partida mais resistentes a pragas, doenças e períodos longos de estio ou chuvas intensas, em comparação com espécies exóticas.
Desde 2018 que a Quercus Guarda e a Junta de Freguesia da Aldeia do Bispo têm vindo a reflorestar neste local de 2 hectares. Algumas das espécies plantadas ao longo dos anos: carvalho-alvarinho (Quercus robur), carvalho-negral (Quercus pyrenaica), freixo (Floximus angustifólia), medronheiros (Arbutos unedo), azinheiras (Quercus ilex) e bétulas (Betula).
Este ano foram plantados principalmente carvalho-negral e em menor número azinheiras e pinheiros-mansos. A atividade contou com o apoio do La Vie Guarda inserido no projeto “Go Green” – projeto que nasceu com a missão de comunicar a responsabilidade ambiental, divulgar as boas práticas ambientais e promover as alterações de hábitos e comportamentos, que sejam mais sustentáveis com o objetivo de proteger o planeta e as gerações futuras.
Fotos:DR