Templates by BIGtheme NET
Início » Distrito da Guarda » Raid do Bucho e Outros Sabores realizado com sucesso

Raid do Bucho e Outros Sabores realizado com sucesso

Aconteceu o regresso do Raid do Bucho e Outros Sabores após a pausa imposta pela pandemia de Covid-19 , que foi um enorme sucesso. O regresso às provas de sabores tradicionais e de todo-o-terreno fez-se fora de época, mas a mãe natureza encarregou-se de abençoar o Raid do Bucho e Outros Sabores. Primeiro com um dia solarengo de primavera que acolheu as 29 equipas e 74 participantes, depois com um almoço do Bucho em condições invernais de frio, vento e chuva. Simplesmente… perfeito!

O ano de ausência de um dos mais emblemáticos passeios do Clube Escape Livre não impediu que a 11ª edição do Raid do Bucho e Outros Sabores fosse um sucesso. A fórmula é a mesma que apaixonou centenas de participantes. E se a edição desde ano foi adiada para a Primavera, o bucho foi comido no Inverno, pois as condições meteorológicas no domingo lembraram esses dias com frio, chuva e vento.

Porém, o Raid do Bucho e Outros Sabores começou com um dia primaveril de sol e temperatura acolhedora onde os participantes receberam os materiais do passeio, colaram os autocolantes nos carros e fizeram uma prova de vinhos da região no Solar do Vinho da Beira Interior.

O tradicional jantar de boas-vindas foi servido enquanto o Clube Escape Livre homenageou Miguel Simões, o Presidente da junta de Freguesia de Freineda e grande responsável pela realização do Raid do Bucho e Outros Sabores. Foi ele quem desafiou o Clube Escape Livre a fazer um passeio tendo como pano de fundo o Bucho e a freguesia de Freineda.

O que começou como uma celebração local foi engrossando e o caudal de participantes ultrapassou as seis centenas de pessoas na edição de 2019, para gaudio das gentes locais e de Miguel Simões. Agora que vai abandonar as suas funções na Junta de Freguesia da Freineda, a organização do passeio homenageou Miguel Simões, tornando-o sócio honorário do Clube Escape Livre e entregando-lhe uma placa de prata.

Carlos Monteiro, presidente da Câmara Municipal da Guarda, esteve presente no jantar e congratulou-se pelo regresso das atividades do Clube Escape Livre “pois são importantes e decisivas para a imagem e promoção da cidade da Guarda e para a economia local, tão impactada pela pandemia de Covid-19.”

A caravana, limitada pelo Clube Escape Livre a 29 equipas e 74 participantes para cumprir com todas as regras sanitárias, deixou o Hotel Vanguarda rumo à Serra da Estrela. Um percurso que deixou todos muito satisfeitos pois o tempo primaveril com que foram brindados, deixou-os olhar para o espetacular maciço rochoso de uma forma menos habitual.

Após um percurso digno das realizações do Clube Escape Livre, com passagem pelo Museu dos Lanifícios dos Meios, a caravana parou em Folgosinho para um retemperador almoço no Restaurante Albertino, como habitualmente, uma experiência gastronómica superlativa.

O percurso de regresso à Guarda levou os participantes a conhecer ou revisitar o Museu da Miniatura em Gouveia, espaço de sucesso criado pelo Clube Escape Livre em parceria com o colecionador, Fernando Taborda e a Câmara Municipal. Seguiu-se uma paragem em Videmonte, aldeia serrana cheia de história onde os participantes receberam de oferta um pão tradicional feito em forno de lenha.

O Domingo levou a caravana até ao Quartel-General de Wellington na Freineda, mas o tradicional almoço do Bucho, desta vez, foi dentro de portas para cumprir as regras da pandemia e aconteceu no regresso à Guarda. Isto após um percurso que se estendeu pela paisagem raiana com a emotividade da passagem por vários cursos de água e zonas mais exigentes. No final, todos degustaram um Bucho de excelência onde a confraternização, respeitando todas as medidas de segurança sanitária, foi o culminar de um Raid do Bucho e Outros Sabores que voltou a ser um sucesso.

No final, todos os participantes desejavam saber qual a próxima realização do Clube Escape Livre. O Raid TT Vinhos da Beira Interior terá lugar já nos próximos dias 21 a 23 de maio e para o qual existem só quatro inscrições disponíveis.

Para Luís Celinio, presidente do Clube Escape Livre “Não podíamos ter um melhor regresso às atividades. Um bucho realizado na Primavera, mas num dia de Inverno, foi perfeito e casou com a satisfação de todos os participantes. A presença de tantas pessoas é o reconhecimento da qualidade e férreo compromisso do Clube Escape Livre no respeito de todas as regras de segurança. A 11ª edição do Raid do Bucho e Outros Sabores foi um enorme êxito e o reconhecimento que prestámos a Miguel Simões sublinhou a parceria de sucesso com a Junta de Freguesia de Freineda na divulgação do bucho e desta região da Beira Interior. Agora já pensamos no 4º Raid TT Vinhos Beira Interior, dentro de 15 dias”.

Publicidade...