A Rewilding Portugal traz novidades muito importantes e entusiasmantes para a região do Grande Vale do Côa e para todo o país no que hà conservação de natureza diz respeito: muito em breve, a Rewilding Portugal vai introduzir os primeiros Tauros em regime semisselvagem em Portugal. E o que são Tauros e de onde vem este projeto? O auroque é o antepassado de todo o gado bovino atual e o animal mais importante da história da humanidade, caçado até à
sua extinção no século XVII e bastante conhecido e reconhecido por ser uma das espécies mais representadas nas gravuras rupestres, dada a sua importância, nas paisagens do passado, nomeadamente em território agora português. No entanto, embora extinto, partes do seu ADN ainda estão vivas por várias espécies de raças antigas e rústicas de bovinos, algumas delas aliás portuguesas, como é o caso da raça Maronesa.
Por isso mesmo, este mês de abril será muito especial para o Grande Vale do Côa e para a Rewilding Portugal, já que a organização vai introduzir na sua área rewilding do Ermo das Águias, em Vale de Madeira, no concelho de Pinhel, uma manada destes Tauros, os primeiros em Portugal, que vai coabitar o espaço com os cavalos Sorraia já presentes em estado semisselvagem nesta mesma área. Um marco histórico para o rewilding em Portugal.