Templates by BIGtheme NET
Início » Ambiente » Seminário online “SER & TRANSPARECER

Seminário online “SER & TRANSPARECER


No dia em que se comemora o Dia Internacional da Ética (Global Ethics Day), 20 de outubro, pelas 17h30, realiza-se o seminário online “SER & TRANSPARECER: Prestação de Contas e Aprendizagens com as Organizações de Economia Social em Portugal”, organizado pela Área Transversal de Economia Social (ATES) da Católica no Porto. Um evento onde será partilhado o percurso de dois anos de construção coletiva no âmbito do Projeto Transparência nas Organizações de Economia Social Portuguesas, apoiado pelo BPI/Fundação “la Caixa”.

Este encontro que se realiza nesta quarta-feira dia 20 de outubro pelas 17h30, será dedicado à apresentação de alguns dos produtos do Projeto, entre os quais, um Mecanismo de Prestação de Contas Transparente construído, de forma crítica e colaborativa, com representantes do setor da Economia Social em Portugal. O Mecanismo, online e de fácil utilização, de cariz exploratório, pretende proporcionar às Organizações de Economia Social um autodiagnóstico organizacional no que respeita à Transparência e à Accountability, com recomendações, encaradas como oportunidades de melhoria em áreas temáticas específicas.

Filipe Pinto, co-coordenador da ATES, explica “este projeto, com um horizonte temporal de dois anos, pretendeu contribuir para o debate teórico-empírico em torno da eficácia das OES portuguesas, a partir da configuração das práticas de governação e de prestação de contas das OES analisadas à luz da problematização do conceito de transparência organizacional”.

De salientar que o projeto Transparência nas Organizações de Economia Social Portuguesas abrange aproximadamente 150 Organizações de Economia Social portuguesas, de acordo com a diversidade jurídica e geográfica. O projeto é baseado numa abordagem de investigação-ação participativa, que engloba a combinação de técnicas quantitativas e qualitativas para recolher e analisar dados e partilhar práticas, desafios e potencialidades sob um processo contínuo e consciente de reflexão e ação. Os resultados esperados são encarados como processos e ferramentas de construção contínua sustentados numa lógica de aprendizagem organizacional transversal às diferentes atividades a serem realizadas.

Para mais informações sobre o evento consulte:

https://www.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/seminario-online-ser-transparecer-prestacao-contas-e-aprendizagens-com-organizacoes

 

Publicidade...