Início » Ambiente » SENTIR A TRADIÇÃO DO NATAL EM MANGUALDE

SENTIR A TRADIÇÃO DO NATAL EM MANGUALDE

O Natal vai ser celebrado pelo Município de Mangualde com diversas atividades que convidam a comunidade a sentir a tradição desta época festiva. A programação especial é aberta à população, e a celebração, que decorre que 30 de novembro a 7 de janeiro, tem como epicentro o centro da cidade, mas as propostas estendem-se pelo Município. A toda a animação juntam-se as tradições e a solidariedade, que são tão caraterísticas dos Mangualdenses. A organização é da Câmara Municipal de Mangualde, com o apoio da Associação Empresarial de Mangualde.

SENTIR A TRADIÇÃO DO NATAL

A magia do Natal chega a Mangualde já no próximo dia 1 de dezembro, pelas 18h00, com a primeira atividade associada a esta festividade e um dos momentos mais esperados da época Natalícia: a inauguração da iluminação, que vai trazer brilho e encanto à cidade de Mangualde, é acompanhada pelo ecoar da música de Natal nas ruas da cidade.

As atividades culturais enriquecem a programação festiva. De 5 a 22 de dezembro, pelas 11h00 e pelas 15h00, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, vão ouvir-se leituras de histórias e contos, e acontecem, também, Ateliers de Natal. A participação nesta última ação carece de marcação prévia. Entre 7 e 28 de dezembro está patente, na Câmara Municipal, a mostra “Do Velho se faz Novo: Exposição Projeto Pontos e Encontros”, que pode ser visitada entre as 9h00 e as 17h00.

No dia 8 de dezembro tem lugar o concerto comemorativo do centenário de Alexandre Alves, protagonizado pelo Ensemble de sopros e percussão da Orquestra POEMa. A iniciativa está marcada para as 18h00, na Igreja do Complexo Paroquial de Mangualde.

O Pai Natal chega ao Largo do Rossio, no dia 10 de dezembro, pelas 10h30. O momento conta com animação de rua, para alegrar as crianças que ansiosamente aguardam pela figura emblemática da época festiva. As festividades continuam na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, pelas 21h00, com a Festa de Natal, do Instituto de Artes Musicais.

No dia seguinte, 11 de dezembro, acontece o espetáculo de teatro “As Memórias do Meu Pai na Rádio do Meu Tio”, protagonizado pelo Teatro Regional da Serra do Montemuro. A iniciativa decorre na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, e está marcada para as 16h00. O espetáculo acontece no âmbito da Rede Cultura da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.

A 13 de dezembro, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, tem lugar o Concerto para a Inclusão, protagonizado pelos Bué Animados da Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e Autismo, e tem início marcado para as 16h30.

A programação continua a 14 de dezembro, com a II Jornada anual da Comissões de Proteção de Crianças e Jovens de Mangualde. A iniciativa acontece na Biblioteca Municipal de Mangualde, pelas 9h30.

O espírito Natalício é fortalecido com as iniciativas que acontecem a 15 de dezembro: “A Fábrica de Bonecas”, o Espetáculo de Natal para alunos do Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Mangualde, que acontece no Pavilhão Municipal, entre as 10h00 e as 14h30; e o espetáculo de magia “Um Homem Desocupado”, protagonizado pelo Zé Mágico, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, pelas 15h30.

O programa de dia 16 de dezembro é protagonizado pela Universidade Sénior de Mangualde, com um Sarau de Natal, que está marcado para as 16h00, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves.

A 17 e 18 de dezembro, as ruas do centro da Cidade vão encher-se de vida com animação, que acontece entre as 15h00 e as 17h30. Estes dois dias contam também com momentos musicais. No dia 17 de dezembro, pelas 21h00, acontece a Audição de Natal, do Centro de Estudos Musicais Nancy, na Biblioteca Municipal. No mesmo local, mas já no dia 18 de dezembro, pelas 16h30, tem lugar um Concerto de Natal, protagonizado pela Banda Filarmónica de Vila Cova de Tavares.

De 19 a 31 de dezembro, numa parceira PNL (Plano Nacional de Leitura) /Ler+ e RNBP (Rede Nacional de Bibliotecas Públicas) / DGLAB (Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas), é promovida a iniciativa Juntos de Férias: Projeto de promoção da Leitura, que acontece na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre, às 9h30 e às 17h30.

Para encerrar as festividades, o Concerto de Ano Novo, pela Orquestra Poema, terá lugar no dia 7 de janeiro de 2023, pelas 21h30, no auditório do Complexo Paroquial de Mangualde.

“POR UM SORRISO”

O Município de Mangualde volta a promover, à semelhança de anos anteriores, a campanha “Por um Sorriso”, uma campanha solidária de recolha de brinquedos que pretende fomentar o espírito de entreajuda e tornar o Natal de todas as crianças do concelho especial.

Sob o lema “Por um Sorriso”, esta ação, que decorre de 30 de novembro a 18 de janeiro, tem como destinatárias as crianças das famílias mais desfavorecidas do concelho que estejam sinalizadas no âmbito da Ação Social. Imbuída de espírito natalício, a restante comunidade pode, através de um gesto solidário, alegrar o Natal destas crianças e respetivas famílias.

De segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h00, os brinquedos podem ser entregues no átrio da Câmara Municipal de Mangualde ou na Loja Social.

Publicidade...