Templates by BIGtheme NET
Início » Cultura » “Sextas da Lua”regressam a Mangualde

“Sextas da Lua”regressam a Mangualde

O Município de Mangualde vai receber o concerto “Tangerina” na noite de sexta-feira, dia 29 de outubro. O evento, que ocorre no âmbito do “Sextas da Lua”, terá lugar na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, pelas 21h30. Um concerto, de autoria da associação Gira Sol Azul, proporcionará um serão para adultos e crianças.

No átrio espera-o algumas dinâmicas com um cheirinho a Doçuras e Travessuras.

“Tangerina” é um concerto inspirado no livro “A Invenção do Dia Claro de Almada Negreiros”, onde os artistas recuperam a metáfora da tangerina que rola de um cesto até ao mar e descobre o mundo, e com ela também todos partem à descoberta de novos lugares. O concerto irá trazer um reportório com um lado rock/pop, mas cujas composições são muito influenciadas pela harmonia jazz, música erudita e música étnica. Fusão de estilos que caracteriza os vários trabalhos que Ana Bento e Bruno Pinto, intérpretes musicais e cofundadores da associação Gira Sol Azul, têm desenvolvido enquanto dupla de músicos.

ENTRADA GRATUITA, MAS RESERVA DE LUGAR OBRIGATÓRIA

BIBLIOTECA MUNICIPAL (232 619 889) OU PAPELARIA ADRIÃO

A entrada é gratuita, mas com aquisição obrigatória de bilhetes na Biblioteca Municipal (232 619 889) e/ou na Papelaria Adrião. A organização solicita a todos que respeitem sempre as regras emanadas pela DGS e as indicações/sinalética no local, mantendo sempre o distanciamento social de segurança, a utilização obrigatória de máscara e as regras de etiqueta respiratória.

TANGERINA

Tangerina é uma viagem pelo universo da palavra feita ora prosa ora poesia num “tom de menino pequeno que está a falar com a sua mãe”. Inspirados no livro “A Invenção do Dia Claro de Almada Negreiros”, os artistas recuperam a metáfora da tangerina que rola de um cesto até ao mar e descobre o mundo, e com ela também todos partem à descoberta de novos lugares. Inventar o que já foi inventado emprestando vida e sons a palavras é a proposta deste concerto inspirado no universo dos mais novos, mas decididamente dirigido a todas as idades.

GIRA SOL AZUL

A Gira Sol Azul é uma associação sediada em Viseu que visa desenvolver atividades no âmbito cultural e artístico e promover a educação artística. A Gira Sol Azul tem sido parceira em vários projetos de intervenção artística. Colabora regularmente com entidades de referência como o Teatro Viriato (de onde, entre muitas outras, surge a criação do coro A Voz do Rock e a participação em projetos como K-Cena e Fibras Longas).

Integra a programação anual da Casa da Música, no Porto, com um concerto para bebés por ano e oficinas de música mensais. Concebe e dirige regularmente projetos com a comunidade como a Orquestra (In)fusão que integra vários grupos musicais amadores da região de Viseu e músicos profissionais. Organiza o Que Jazz É Este? Festival de Jazz de Viseu para o Município de Viseu, entre outras colaborações pontuais. Programa mensalmente, desde 2012, ciclos de concertos na área do jazz na cidade de Viseu com parceiros locais.

Em 2015, a Gira Sol Azul lançou um carimbo discográfico – GiraDiscos – através do qual apoia a edição discográfica independente e cujo catálogo integra neste momento 5 discos.

FICHA ARTÍSTICA

Textos: Almada Negreiros e Bruno Pinto

Música: Ana Bento e Bruno Pinto

Apoio ao movimento: Joana Providência

Interpretação: Ana Bento (voz, sax e percussão), Artur Pinto (voz, bateria), Bruno Pinto (voz, guitarra), Jasmim Pinto (voz, trompete e teclado), Olívia Pinto (voz, baixo e teclado) e Úrsula Pinto (voz, teclado e violoncelo)

Cenografia, figurinos: Patrícia Costa aka Dona Pata

Desenho de luz: Mário Bessa

Coprodução: Gira Sol Azul e Teatro Viriato

Apoio: Fundação GDA

Vídeos: Maria Mónica e Joana Providência/Tomás Pereira

Público-alvo: Grupos escolares (pré-escolar, 1.o ciclo, 2.o ciclo) e público geral/todas as idades, famílias

Duração: 35 min. aprox.

Publicidade...