Templates by BIGtheme NET
Início » Distrito da Guarda » SRCentro:Webinar Saber+2.0: Humanitude

SRCentro:Webinar Saber+2.0: Humanitude

Saber+2.0: Webinar Humanitude irá decorrer nesta quarta-feira, das 21h às 23h, através da plataforma online Cisco Webex. Vai ser organizada pela Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros (OE) .

O termo Humanitude foi utilizado pela primeira vez em 1980 por Klopfenstein, jornalista suíço. Mas como conceito antropológico deve-se a Jacquard, geneticista francês, para quem Humanitude é o contributo das dádivas que os homens deram e continuam a dar uns aos outros, desde que têm consciência de ser. Jacquard evidenciou a importância do estar em relação com o próximo, sendo essa a razão pela qual o cerne da filosofia está assente na relação de cuidados.

Tendo por base o conceito de Humanitude, Yves Gineste e Rosette Marescotti, desenvolveram a Metodologia de Cuidados Humanitude (MCH), partindo da observação da prática, a assimilação de conhecimentos provenientes de várias áreas do conhecimento e a integração de princípios da filosofia Humanitude. Esta assenta em três pilares relacionais: o olhar, a palavra e o toque, e o pilar identitário a verticalidade. A profissionalização destes pilares, e a apropriação de um conjunto de procedimentos técnico-relacionais possibilitam a operacionalização da humanização dos cuidados.

Phaneuf considera que, dada a sua riqueza, esta metodologia deveria ser aplicada nos cuidados gerais, independentemente da idade da pessoa cuidada e dos seus problemas de saúde. No entanto, tendo em conta a pessoa em situação de vulnerabilidade, fragilizada pela doença, nomeadamente com alterações cognitivas, a utilização da MCH proporciona um aumento da aceitação dos cuidados, havendo uma diminuição dos comportamentos de agitação.

Esta sessão online tem como grandes objetivos dar a conhecer a investigação desenvolvida sobre Humanitude e a partilha de experiências por parte de instituições que têm desenvolvido projectos nesta área. Liliana Henriques, Enfermeira e Formadora do Instituto Gineste Marescotti Portugal – Cuidados Humanitude®; João Pärtel Araújo, Enfermeiro, Co-fundador do Instituto Gineste Marescotti Portugal – Cuidados Humanitude® e Coordenador Pedagógico internacional da Humanitude Formations; e Tânia Gomes,Assistente Social e Directora da Quinta Alegre, Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), são os prelectores deste webinar.

Vera Bizarro, Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária naUnidade Cuidados na Comunidade (UCC) Coimbra Saúde e Vogal Conselho de Enfermagem Regional da SRCentro, será a moderadora do evento.

Este Webinar, com atribuição de 0,35 Créditos de Desenvolvimento Profissional, é aberto a todos os enfermeiros e estudantes de enfermagem com interesse pela temática, sendo a inscrição gratuita, mas obrigatória no Balcão Único AQUI.

Publicidade...