Início » Ambiente » Tradição do “Amentar das Almas” cumprida em Mangualde

Tradição do “Amentar das Almas” cumprida em Mangualde

O Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara e Grupo de Encomendação das Almas de Monfortinho de Idanha-a-Nova realizaram os cânticos de louvor.

Na passada sexta-feira, 17 de março, Mangualde cumpriu a tradição do “Amentar das Almas”, um ritual ligado à Páscoa, que consiste em orações em louvor dos que já morreram. A iniciativa decorreu na Igreja do Complexo Paroquial e foi o primeiro momento da programação “Quaresma & Páscoa 2023”, promovida pelo Município e Paróquia de Mangualde. O momento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Marco Almeida.

O Amentar das Almas, tradição secular também conhecida por “Encomendação das Almas”, surgiu após a Igreja Católica ter assumido, no Concilio de Trento, a existência do Purgatório.

Os cânticos às almas foram protagonizados pelo Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara, contando também com a participação do Grupo de Encomendação das Almas de Monfortinho de Idanha-a-Nova, tendo nova apresentação na aldeia de Mesquitela.

As iniciativas de celebração da época de pascoela em Mangualde são uma organização da Câmara Municipal de Mangualde e da Paróquia de Mangualde, e decorrem até 22 de abril. O programa está disponível para consulta no website da autarquia, aqui.

Publicidade...