Templates by BIGtheme NET
Início » Cultura » Trancoso celebrou o seu Feriado Municipal evocando a Batalha de 1385

Trancoso celebrou o seu Feriado Municipal evocando a Batalha de 1385

Um dia , por terras de Bandarra para celebrar o Feriado Municipal, com o hastear das bandeiras, seguiu-se a receção ao Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho e demais entidades convidadas.

Por sua vez, já no Salão Nobre do Município, foi inaugurada a fotogaleria dos Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, desde o 25 de abril de 1974 até hoje.

Como Presidentes da Câmara: Avelino da Silva, António de Almeida, António Batista, Inácio Pinto, João Madeira, Júlio Sarmento e Amílcar Salvador, por sua vez, na Assembleia Municipal estiveram: Aurélio Simão, António de Almeida, José Caramelo, Álvaro Carvalho, António Leal e José Veiga. Depois teve lugar a homenagem aos funcionários aposentados neste ano na autarquia.

 

A meio da manhã, aconteceu a apresentação do livro “Trancoso, aldeia histórica, vila medieval e cidade contemporânea” de Miguel Santiago e Mariana Miranda.

No período da tarde, decorreu a sessão evocativa da Batalha de Trancoso, com uma breve síntese da respetiva batalha.

Já no Planalto de S. Marcos foi feita uma homenagem aos combatentes da Batalha de 1385 com uma coroa de flores, pelo Presidente Amílcar Salvador e Jorge Botelho, Secretário de Estado, seguido da oferta do pão e laranjas símbolos daquela data histórica.

De salientar, que no dia anterior teve lugar a evocação da Batalha de Trancoso, pelo Agrupamento de Escolas de Trancoso, finalizando o dia, com um concerto no Castelo , denominado “Auto da Barca do Inferno”, inserido no projeto Cimfonia, da CIMBSE.

Por sua vez, Amílcar Salvador referiu que: foi uma honra ter o Secretário de Estado no Feriado Municipal, agradeceu a todos os presidentes de Câmara e da Assembleia Municipal ao longo desta história. Dia de grande significado para o concelho de Trancoso e de importância histórica ímpar para a afirmação de Portugal como País.

Enalteceu a vitória dos trancosenses frente aos castelhanos, evocamos a coragem e a determinação dos nossos antepassados, este feriado reforça o espírito de união da nossa comunidade. Um dia muito especial para todos os portugueses.

Jorge Botelho, Secretário de Estado, elogiou o trabalho de todos os autarcas e trabalhadores homenageados, enalteceu o papel do poder local e autárquico.

Realçou que os autarcas vão passar a ter mais funções do que as que possuem agora, são mais de 20 competências, a partir de março de 2021, na área da Educação, Saúde e Ação Social para os municípios que ainda não as têm. As competências devem ser exercidas próximas das populações. Os autarcas vão ter mais trabalho e mais responsabilidade, mas adiantou que o processo de descentralização é muito positivo e deve continuar, uma vez que se reflete num grande reconhecimento autárquico.

Depois deixou algumas palavras sobre este ato heroico dos trancosenses e de todos portugueses que combateram nesta grande batalha e referiu que os portugueses sempre tiveram boas relações com todos os povos ao longo do tempo. As batalhas de hoje são as batalhas pelo emprego e pela recuperação da economia, coesão social, para fazer deste País o mais competitivo de sempre.

Publicidade...