Início » Celorico da Beira » Uma dia de festa para os Idosos celoricenses

Uma dia de festa para os Idosos celoricenses

Foi um dia de grande animação, no Mercado Municipal de Celorico da Beira, que  recebeu nesta sexta-feira, o encerramento das atividades do Mês do Idoso, com a atuação do Forno Musical e no final um lanche convívio, promovido pela Rede Social do Município de Celorico da Beira e pelo CLDS 4G Celorico Solidário.
Ao longo do mês de outubro, Mês do Idoso, foram celebradas várias efemérides, Dia Internacional do Idosos (1) e o Dia Mundial da Terceira Idade (28), com atividades semanais dirigidas à população sénior deste território.
A iniciativa tem o propósito de homenagear a população sénior celoricense pelo seu prestimoso contributo para o desenvolvimento local, bem como, reconhecer e valorizar o seu papel no seio das famílias e na própria comunidade, transmitindo saberes, valores e conhecimentos às novas gerações.
Teatro, desporto, ação de sensibilização, encontro de gerações, animação e um lanche convívio são algumas das atividades que serão levadas a cabo nos dias 6 de outubro 12, 17 e 28 de outubro, no âmbito das comemorações do Mês do Idoso.
Com o intuito de fomentar o bem estar físico, mental e emocional dos seniores e aumentar a sua autoestima, de forma a sentirem-se amados e incluídos, é forçoso implementar nos municípios políticas sociais, que contemplem a prestação de cuidados de saúde e higiene, combatam o seu isolamento, promovam o convívio com a comunidade e incrementem a sua vida ativa.
Num território como o de Celorico da Beira, despovoado e envelhecido, a promoção de dinâmicas que envolvem os idosos como o Mês do Idoso, revestem-se de particular importância porque enfocam, valorizam e prestigiam o trabalho que realizaram no passado e, no presente, os seus saberes e memórias, para além de reconhecerem que a população sénior constitui um pilar fundamental nas estruturas familiares. Desta forma, não podem sentir-se inúteis, isolados e descartáveis, mas antes, amados, incluídos e fundamentais para a comunidade.
Por:MCB

Publicidade...