Acessibilidade e inclusão social são temas centrais do evento que junta psicólogos dos dois países
A cidade da Guarda recebe, a 26 de maio, o VI Encontro Luso-Espanhol de Psicologia. Acessibilidade e inclusão social são os temas centrais desta iniciativa organizada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e pelo Conselho Geral de Psicologia de Espanha – COP, com o apoio da Câmara Municipal da Guarda.
A sessão de abertura, que se realiza às 9:00, no Teatro Municipal da Guarda, contará com a presença do Bastonário da OPP, Francisco Miranda Rodrigues, do Presidente do COP, Francisco Santolaya, e do Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa.
Às 9h45 são entregues os Prémios Ibéricos de Psicologia. Pelas 10h15 Javier Arrellanos falará sobre D(eficiência): Abraçar a diversidade e transformar a diferença em valor. Segue-se uma mesa com o mesmo tema onde vão participar Jorge Pereira, Leonor Carvalho, Tomas Castillo e Ana Sánchez. Será moderada pela vice-presidente da OPP Sofia Ramalho.
A seguir ao almoço, pelas 13h30, há sessões paralelas e, pelas 15h30, Américo Nave vai falar sobre Pobreza(s): A pobreza, que abrange mais ausência(s) e escassez para além dos recursos materiais. Segue-se uma mesa sobre este tema com Isabel Soares, Laura Vallejo Slocker e Pedro Altungy Labrador, moderada por Tiago Pereira, membro da direção da OPP.Pelas 17h00 será feita a leitura da declaração conjunta do COP e da OPP.
Programa completo: https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/opp_viencontrolusoespanholdepsicologia_programaa4_pt.pdf