Arranque oficial do programa marcado pelo lançamento do Prato Calendário deste ano, a primeira peça a ser produzida com o selo do bicentenário.
A Vista Alegre assinalou, no dia 5 de janeiro, o arranque das comemorações dos 200 anos da marca, numa cerimónia que decorreu na unidade fabril situada no Lugar da Vista Alegre, em Ílhavo. Uma longevidade notável que irá ser devidamente comemorada no decorrer deste ano, estendendo-se até 2025.
O evento, realizado em plena fábrica de porcelana, foi testemunhado por Nuno Terras Marques, presidente do conselho de administração da Vista Alegre e do Grupo Visabeira, pelos administradores da Vista Alegre Nuno Barra, Teodorico Pais, Paulo Pires, Alda Costa e Carlos Costa, à qual também se associaram João Campolargo, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, José Ribau Esteves, presidente do Município de Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura 2024 e diversos colaboradores da Vista Alegre.
Nesta cerimónia foi exibida a primeira peça do ano – Prato Calendário – a ser produzida na Vista Alegre, apresentando na sua decoração um conjunto de elementos ilustrativos da história da marca fundada em 1824 por José Ferreira Pinto Basto.
A par das muitas iniciativas que irão ter lugar para assinalar uma história exemplar, feita de ousadia, coragem, ambição, determinação, trabalho e perseverança, a Vista Alegre irá lançar um conjunto de peças que honram a sua memória, fazendo a ponte entre o passado, o presente e o futuro da marca. Todas as peças produzidas e lançadas
no decorrer deste ano terão o selo dos 200 Anos da Vista Alegre, que assinala as comemorações desta importante data e dão a estas peças um cunho muito especial.
A identidade celebrativa dos 200 anos da Vista Alegre, através da incorporação do símbolo do infinito, comunica que a marca continuará a fazer história, projetando-se no futuro.
Esta cerimónia que assinalou a primeira etapa fez-se através de uma jornada sensorial, única e original, sob o ponto de vista da primeira peça da Vista Alegre produzida em 2024.
Durante esta experiência, foi possível testemunhar tudo o que a peça ‘’vê’’ ao longo do percurso, desde a sua criação, passando por todas as fases de produção, manufatura
e pintura, até ao momento em que emerge do forno e se revela ao mundo.
Do conjunto de ações previstas no âmbito das comemorações destacamos, a exposição no Palácio Nacional da Ajuda, o lançamento de quatro selos comemorativos, a exposição no Museu Vista Alegre, o lançamento da música oficial dos 200 anos, um documentário produzido para televisão sobre a história da Vista Alegre, o lançamento do livro comemorativos dos 200 anos, entre muitas outras ações que serão comunicadas ao longo do ano.
Foto:GV
Magazine Serrano A Voz Serrana para o Mundo