Templates by BIGtheme NET
Início » Cultura » Zé Pintor expõe mostra de pintura na Biblioteca de Mangualde

Zé Pintor expõe mostra de pintura na Biblioteca de Mangualde

pintor A Câmara Municipal de Mangualde promove uma mostra de pintura do mangualdense José Ferreira, “Zé Pintor” como é conhecido. Até 1 de abril serão 13 os quadros em exposição na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves. A entrada é livre.

“ZÉ PINTOR”

José Augusto Ferreira, nasceu em 1938 na Quinta de Albergaria junto à Senhora do Castelo em Mangualde, criado no seio de uma família tipicamente rural, a sua infância desenvolveu-se em harmonioso contacto com a natureza, com o ciclo das estações e das práticas agrícolas e com as coisas simples e puras da vida. O gosto pelo desenho e pela pintura nasceu quando a estrada nacional 16 foi pavimenpintor2tada, o piso de cimento de cor cinzenta clara era então o cenário para os seus desenhos e pinturas. Nessa época, cerca de 1950, a pintura na estrada era feita usando como “tinta” as próprias folhas das árvores e outros pigmentos que a natureza oferecia, aí criou imagens que representavam a natureza, as paisagens ou alguns ícones religiosos, como a Srª do Castelo ou a Nª Srª de Fátima. O gosto pela pintura levou a que em 1954 fosse trabalhar para a Oficina de Automóveis do Sr. Gilberto Lemos, o Gilinho, onde aprendeu a profissão de Pintor de Automóveis, profissão que desempenhou durante toda a sua vida profissional.

Hoje reformado, voltou a dar vida à sua imaginação e a pintar, pintura amadora, sem recurso a técnicas sofisticadas, mas com a mesma alegria que sempre viu na cor e na beleza que a natureza e a criação humana oferecem.

É esta a pequena história que deu vida ao nome pelo qual é carinhosamente conhecido, o de “Zé Pintor”.

Por:Mun.Mangualde

 

Publicidade...



 

Enviar Comentário