Templates by BIGtheme NET
Início » Artigos de Opinião » Artigo de Paula Miranda- Início Ano Letivo Novos Desafios

Artigo de Paula Miranda- Início Ano Letivo Novos Desafios

Com o início de mais um ano letivo, deparamo-nos em maior parte das escolas e agrupamentos do nosso país, com medidas no meu ponto de vista exageradas, algumas até sem as condições necessárias para o bom desenvolvimento dos nossos pequenos, quer cognitivo mas acima de tudo emocional.

Gostaria de vos convidar a juntos podermos refletir e estarmos mais atentos às necessidades dos mais pequenos.

É muito fácil, eu sei por experiência própria, cairmos no loop, perder o controle perante uma atitude mais desafiante, um comportamento ou uma resposta mal dada e reagirmos de forma impulsiva ou critica, o que acaba por magoar os nossos filhos. O que eles nos estão a pedir nestes momentos é apenas atenção…

Quando fomos mães e pais, nos primeiros meses de vida dos nossos filhos, fazíamos de tudo para perceber porque é que choravam, o que é que estavam a pedir: fome, sono, dores, frio, calor, etc. Estávamos sempre atentos às suas necessidades e procurávamos satisfazê-los para os deixar confortáveis e tranquilos. Certo?

É simples, seja em que idade for, mesmo nós enquanto adultos, precisamos de ver as nossas necessidades satisfeitas e algumas vezes adotamos uma forma de estar, que na sociedade não é correta, mas que para nós é uma forma de alerta, de aparecer, de ser visto, de ser atendido.

E é só isto que pode acontecer com os pequenotes.

Vamos olhar, não para o comportamento ou atitude, mas antes perceber o que poderá estar a falhar, qual será a necessidade que nos está a ser solicitada.

Lembrete: A forma como reagimos ao comportamento dos nossos filhos tem mais a ver com o nosso estado interior do que com o que eles estão a fazer. (pais, avós, professores, educadores – isto é para todos os que diariamente lidamos com os pequenotes)

Por tudo isto é que eu diariamente trabalho em mim, leio, estudo e trabalho sempre mais com a intenção de chegar cada vez mais, a mais pais e professores.

Uma educação inclusiva, consciente e aberta gera um ambiente de tranquilidade e conexão, onde com a empatia criada, conseguimos o que desejamos desde sempre.

Ao implementarmos estas 7 atitudes no nosso dia-a-dia com as nossas crianças, quer seja em ambiente familiar, quer em ambiente escolar, com toda a certeza iremos ganhar todos:

  • PACIÊNCIA
  • NÃO JULGAMENTO
  • MENTE DE PRINCIPIANTE
  • CONFIANÇA
  • NÃO ESFORÇO
  • ACEITAÇÃO
  • DEIXAR ESTAR / DEIXAR IR

 

Para que a empatia seja criada com qualquer ser humano, para mim, basta praticarmos o IGUAL VALOR, todos estamos ou deveríamos estar de igual para igual, todos temos os nossos valores, apenas ninguém deve ser mais ou menos que o outro.

Com Amor e Respeito pelo outro, iremos sempre ser Respeitados e receber também Amor.

É urgente Respeitarmos as crianças e OUVI-LAS.

Continuo a acreditar, que enquanto pais e professores/educadores, quando nos preocupamos com os nossos pequenos e queremos saber mais, abrir horizontes para esta nova geração, estamos a construir os melhores seres do nosso futuro.

Em agenda:

 

Sessões de Atendimento Parental

Sessões de Atendimento Familiar

Sessões de Atendimento Escolar

 

 

Proponho o seguinte exercício:

Durante a próxima semana, escolhe uma das atitudes descritas acima e pratica-a a cada dia.

 

Se tiverem alguma questão sobre o exercício, não hesitem em contactar

Sempre por perto … treecoach9@gmail.com

 

Com Amor e Gratidão

Paula Miranda

 

Coach Profissional &Kid Coach

Especialista em Comunicação e PNL

Atendimento Parental e Escolar

Analista Comportamental

Tlm932 688 567

treecoach9@gmail.com

 

Publicidade...