Início » Artigos de Opinião » Artigo de Paula Miranda— Máscaras Conscientes Vs Inconscientes

Artigo de Paula Miranda— Máscaras Conscientes Vs Inconscientes

Máscaras!

Então o que é que este título tem a haver com o desenvolvimento pessoal?

Aproveito esta altura do ano em que se viveu o Carnaval e pego neste tema com muito respeito e carinho…

No Carnaval, utilizámos as máscaras enquanto crianças para nos vestirmos dos nossos super-heróis, aproveitámos aqueles dias para sonhar e vestir a pele do que imaginamos e sonhamos.

Enquanto adultos, e para os que gostam destas festarolas, uns colocam máscaras para que não sejam conhecidos, outros colocam máscaras para “gozar” o pagode de alguém, acima de tudo usamos este dia para nos divertir.

E estas são algumas das máscaras que usamos conscientemente.

E existem as máscaras conscientes e a máscaras inconscientes…

Durante o nosso dia a dia, quando queremos “esconder” algo, não é normal em nós vestirmos a capa e usarmos uma máscara invisível? Acontece com quase todos nós… e é normal. Estas também são as chamadas máscaras conscientes. Sabemos bem o que estamos a fazer, e estamos a fazer com intenção, logo conscientes.

E então, o que são máscaras inconscientes?

São todas as nossas atitudes, reações, e comportamentos quer seja para connosco quer seja com quem nos rodeia, quando algo nos acontece.

Ah? Não estou a perceber nada!

Está estudado por uma senhora chamada Lise Bourbeau, que todos os seres humanos, usam máscaras para esconder as suas feridas, e essas feridas são as chamadas feridas emocionais.

Existem pelo menos 5 feridas descritas pela autora:

 

  • ABANDONO
  • INJUSTIÇA
  • REJEIÇÃO
  • HUMILHAÇÃO
  • TRAIÇÃO

Lise Bourbeau, no seu livro As Cinco feridas Emocionais, descreve como sendo as feridas que impedem a felicidade.

Para cada uma das feridas há uma causa, onde e como foram instaladas em cada um de nós, e também há para cada ferida as máscaras que cada um de nós usa para se defender.

Um trabalho aprofundado sobre este tema, ajuda-nos a identificar as nossas feridas e a ganhar consciência das máscaras que estamos a utilizar.

É aqui que se dá a magia do processo, encontrar clareza para curar as nossas feridas, através de um trabalho diário sobre as máscaras e aí podermos passar a viver de uma forma mais feliz.

São estas algumas das nossas máscaras inconscientes, apenas e só porque não temos consciência de que forma e porque as temos, não fomos ensinados a olhar para as nossas emoções, nem a geri-las, logo quando não as identificamos não sabemos, e se não sabemos é inconsciente.

Eu enquanto estudante fui identificando tanta coisa que fez todo o sentido e mudou a minha vida, a minha maneira de ser e estar.

Agora enquanto treinadora comportamental tenho treinado outros com intenção de os ajudar na identificação e trabalho sobre as suas emoções e feridas emocionais.

E é o meu maior presente ver quem se permite trabalhar em si, vê-los crescer e subir cada vez mais escadas no sentido da felicidade.

E TU? Vais querer descobrir as tuas?

Se este tema te interessa, não hesites, eu estou …

Sempre por perto  treecoach9@gmail.com

O verdadeiro segredo da felicidade, é sermos nós próprios.

Com Amor e Gratidão

Paula Miranda

Coach Profissional, Kid Coach & Trainer

Especialista em Comunicação e PNL

Atendimento Parental e Escolar

Analista Comportamental

Tlm 932 688 567

treecoach9@gmail.com

Publicidade...