Templates by BIGtheme NET
Início » Cultura » “Bandas Filarmónicas: da rua para os palcos” vai ser debatido em Mangualde

“Bandas Filarmónicas: da rua para os palcos” vai ser debatido em Mangualde

Mangualde acolhe, no próximo dia 1 de dezembro, um grande debate da Região Viseu-Lafões sobre “Bandas Filarmónicas: da rua para os palcos”. O que tem mudado nas bandas filarmónicas? Como é que as novas tecnologias e saberes têm influenciado os músicos e as suas bandas? Em que medida a profissionalização do

músico alterou as vivências e objetivos das bandas? Que desafios surgem na atualidade? Que consequências têm na sustentabilidade das associações? Estas são as perguntas que irão para o centro da mesa deste debate. Entre encontro será organizado e moderado pela investigadora Margarida Cardoso e terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, pelas 16 horas. A entrada é livre.

 O projeto “A nossa música, o nosso mundo: bandas filarmónicas, associações musicais e comunidades locais (1880-2018)”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e desenvolvido pelo INET-md (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança) da Universidade de Aveiro, dinamiza este debate pois pretende assim ouvir dirigentes, maestros e músicos sobre estas e outras questões.

Pretendem com este debate juntar as “vozes” de todos aqueles que se encontram ligados ao associativismo representado pelas bandas filarmónicas, representantes do poder local, dirigentes de federações e institutos que suportam as mesmas, diretores, maestros, músicos e público interessado.

Publicidade...



 

Enviar Comentário