Início » Culinária » Confraria da Urtiga leva a efeito XIV edição do Passeio Micológico

Confraria da Urtiga leva a efeito XIV edição do Passeio Micológico

A Confraria da Urtiga vai realizar no dia 1 de dezembro do corrente ano, a XIV edição do PASSEIO MICOLÓGICO dando, assim, continuidade a uma estratégia de transformação do património natural do Município de Fornos de Algodres num produto turístico, focalizando o interesse no potencial ecológico e socioeconómico dos cogumelos, ajudando a manter a integridade do ecossistema.

O evento constitui uma excelente oportunidade para os participantes poderem observar, identificar e alargar o seu conhecimento sobre inúmeras espécies de cogumelos no seu habitat, com o apoio de (re)conhecidos guias especialistas em Micologia. A edição deste ano conta com a participação de Àngel Torrent e Miquel À. Pérez de Gregório, especialistas representantes da Associação Micológica Joaquim Codina, de Girona/ Espanha, que nos acompanharão durante a saída de campo, abordando, durante o período da tarde, o tema das intoxicações por cogumelos, dando a conhecer Olot – a capital do vulcanismo, e os cogumelos que aí proliferam (cf. programa em anexo).

Ao início e, no final da manhã, haverá lugar para os prazeres da mesa, onde o cogumelo mais apreciado da região (boleto) e outros ingredientes de excelência se transformarão em iguarias gastronómicas, pelas mãos do Chef António Santos . Uma espécie de teatro gastronómico acompanhará a refeição, dando a conhecer a importância que os fungos tiveram na Restauração de Portugal como país soberano, há 378 anos atrás (a 1 de dezembro de 1640).

Não perca uma oportunidade diferente, de festejar o “Dia da Restauração” e desfrutar da generosidade da natureza, em Terras de Algodres!

Publicidade...



 

Enviar Comentário