O Grupo de Voluntariado Comunitário de Mangualde do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) ganhou o desafio de Dou Mais Tempo À Vida ® (DMTV): ao longo de três meses, mais de 4.000 pessoas foram abrangidas pelas iniciativas deste projeto comunitário que angariou mais de 28.000 euros, a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Entre 7 de abril e 15 de julho, foram quase 300 voluntários, organizados em 24 equipas, que dinamizaram 43 iniciativas, das quais 19 de sensibilização / educação para a saúde com a presença de profissionais de saúde. E, para além de uma impressionante dispersão geográfica, destaque-se ainda a preocupação de terem chegado com a mensagem da promoção da educação para a saúde e prevenção do cancro, a todas as idades: desde os mais pequenos até aos mais seniores.
Na festa da sessão de encerramento, no dia 15 de julho, Vítor Rodrigues, membro da direção do Núcleo Regional do Centro da LPCC, explicou que não se devia estranhar uma iniciativa de sensibilização para a promoção da educação para a saúde e a prevenção do cancro decorrer num ambiente de festa, já que “é da maior importância retirar a carga negativa da palavra ‘cancro’, para o que iniciativas como o Dou Mais Tempo À Vida ® podem contribuir”.
O Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra sublinhou a importância da ampla divulgação da possibilidade de diagnosticar precocemente a doença, nomeadamente através dos rastreios (dos cancros da mama, útero e colorretal) e ainda o evitar o seu aparecimento através, por exemplo, de hábitos de vida saudável.
Por:Lpcc