Templates by BIGtheme NET
Início » Cultura » conferência: “Toxicodependências – Estigmas e representações sociais em Seia

conferência: “Toxicodependências – Estigmas e representações sociais em Seia

conf seiaDecorreu esta tarde no Auditório da Casa Municipal da Cultura de Seia a conferência: “Toxicodependências – Estigmas e representações sociais”, com os oradores João Curto, Psiquiatra e Diretor da Unidade de Desabituação de Coimbra e António Ferreira, Médico de Saúde Pública e Ex-Diretor do CAT da Guarda.
Organizada pelo Projeto Alavanca, da Associação de Beneficência do Sabugueiro, a conferência contou com cerca de 120 participantes, entre alunos, diretores, técnicos e responsáveis de escolas e outras entidades do concelho.

O Projecto ALAVANCA é um projecto de reinserção social na área das dependências, nos concelhos de Seia e Gouveia, promovido pela Associação do Sabugueiro e financiado pelo SICAD – Serviço de Intervenção nos Comportamentos aditivos e dependências.

Iniciou-se em 2009 e daí para cá tem vindo a desenvolver os seus objetivos principais, sobretudo na Sensibilização e encaminhamento dos indivíduos em acompanhamento para tratamento da sua dependência.

Presta apoio Psicossocial aos utentes, através de visitas domiciliares, colmatando falha de rede de transportes públicos destes concelhos e dificuldade de deslocação aos serviços centrais.

Paralelamente, dinamiza várias acções que possibilitam uma área de atuação mais ampla.
De forma a combater o estigma e o preconceito social que está associado a dependentes alcoólicos e toxicodependentes, o projecto alavanca organizou em Dezembro uma conferência sobre “Dependência Alcoólica, desconstruindo mitos. Prevenir a desinserção e potenciar a integração”, com Ana Feijão, coordenadora da unidade de alcoologia de Coimbra, e que na altura contou com 170 participantes, entre estudantes, diretores, técnico de IPSS e outras entidades e escolas.

Por:CMCS

Publicidade...



 

Enviar Comentário