Início » Aguiar da Beira » Conversa com Alexandre Lote–Candidato à Federação Socialista do Distrito da Guarda

Conversa com Alexandre Lote–Candidato à Federação Socialista do Distrito da Guarda

Depois da apresentação da Candidatura de Alexandre Lote à liderança da Federação Socialista do Distrito da Guarda, fomos conversar com o jovem que tem dado uma lufada de ar fresco ao partido e ao Distrito da Guarda.

Magazine Serrano-O balanço é positivo no fim deste mandato?

Alexandre Lote-Sim o balanço é extremamente positivo, o António Monteirinho referia-se ao resultado das eleições autárquicas, que ficamos aquém das expetativas, mas globalmente fizemos um bom trabalho, como comprova o resultado que obtivemos nas legislativas de janeiro. Foi um trabalho de toda a federação, tanto quando corre mal ou corre bem, agora globalmente o balanço é extremamente positivo.

Estes anos foram atípicos, mas agora com o resultado das legislativas o partido ficou mais forte?

Sim é verdade, ficou mais forte, mas isso resultou de todo trabalho feito anteriormente, agora o PS cumpriu com o Distrito da Guarda, ganhou em 2019, quando muita gente não acreditava ser possível, agora o facto de o partido socialista ter cumprido com o distrito, fez com que se obtivesse este brilhante resultado. Foi o distrito do País onde mais cresceu o partido socialista, é um reflexo do trabalho que foi feito.

Em relação ao futuro, é ambicioso, o Alexandre Lote começa sempre do zero, agora as 10 medidas apresentadas nesta candidatura serão muito importantes, em caso de ser eleito colocar em prática?

Nesta fase, estaremos numa fase de gestão do que é o ponto de vista da Federação, no que toca à candidatura, tencionamos ir a todos os concelhos apresentar o nosso projeto, independentemente de haver só a nossa lista.

Quanto ao projeto para o distrito, é fundamental que as 10 medidas sejam concretizadas, poderíamos colocar algumas que até já estão a ser elencadas, como a gratuitidade das creches, mas agora se cumprirmos aquelas 10 medidas, estou convencido que teremos um resultado extraordinário em 2025.

Sobre o Hotel Turismo da Guarda, muito se tem falado, o que será preciso para voltar a funcionar?

A primeira coisa era tirá-lo do Revive e isso creio que já foi feito, foi uma boa notícia para o distrito. O programa Revive tem uma série de constrangimentos que impede a entrada de privados com tipo de negócios fora daquele âmbito, agora o que é preciso será trabalhar, para encontrar uma solução, uma vez que o trabalho do Governo fica mais facilitado, tendo o Hotel fora do Revive. As pessoas não se podem esquecer que o Revive começou em 2015, foi lançado o primeiro concurso e ficou deserto, depois foi adjudicado e a empresa que ganhou o concurso faliu, ainda surgiu novo concurso e prolongou-se a ver se surgiam interessados, agora desde o momento que tudo falha, o programa não é o mais adequado e é preciso nova solução e estou otimista que essa solução será encontrada em breve.

O Pavilhão 5 no Parque de Saúde na Guarda também tem sido muito falado, mas as obras estão a decorrer e a saúde na Guarda vai melhorar?

Sim claramente, na apresentação dizia que o PSD quase que brincava e dizia ser impossível, agora é natural que pensem assim, porque quando estiveram no Governo sempre foi impossível de facto, logo é natural que pensassem que a obra não avançava.

Mas a verdade é que a obra está a andar e será uma mais – valia não só pra cidade, mas também para todo distrito e toda a região.

Sobre o encerramento de alguns serviços que foram falados, que poderemos esperar da saúde da Guarda a curto prazo?

Não alimento essa discussão, por uma razão simples, a discussão apenas favorece quem tem pouco trabalho para apresentar junto da comunidade. Resulta de um parecer técnico que ainda não conhecemos e não vale a pena alimentar algo, agora sei que no distrito, temos uma maternidade, que serve toda a região e apresenta indicadores melhores que muitas existentes no País.

O futuro será para ter a Federação mais forte para tentar alcançar um bom resultado em 2025, nas autárquicas?

Trabalharemos arduamente para conseguir, não só o que perdemos, mas também alargar ao que tínhamos em 2019, esse será o grande desígnio dos dirigentes do Partido e consegui-os e para isso é preciso trabalhar arduamente para chegarmos a 2025, com provas dadas e as pessoas reconheçam a capacidade e trabalharemos todos em conjunto para termos um resultado muito diferente do que foi obtido em 2021.

Como fixar os jovens nesta região?

É preciso numa fase inicial, habitação, mobilidade, qualidade nos serviços de saúde e educação e depois ser um território atrativo a nível económico, se conseguirmos manter a qualidade dos serviços públicos, onde nenhum serviço encerrou no distrito, ao invés até alguns reabriram, os tribunais de Mêda e Fornos de Algodres, os CTT de Fornos de Algodres.

Agora o Porto Seco, pode ser decisivo, no futuro, na atratividade económica em todo o distrito e face a isso, temos tudo para dar a volta e fixar a população no nosso território.

Que mensagem deixa à comunidade socialista, uma vez que são eles que vão votar?

Que continuem a confiar em nós, globalmente foi um bom mandato e pretendemos assim continuar a fazer se eles confiarem. De facto, nesta apresentação não estava à espera de ter tanta gente, é significado do trabalho que fizemos, mas também na expetativa que existe em torno da Federação, da Estrutura das Mulheres, é bom sinal e tem a ver muito com o resultado eleitoral nas legislativas.

Publicidade...