Neste fim de semana, teve lugar o encerramento das Comemorações do centenário do nascimento do escritor Vergílio Ferreira.
Um concerto da Orquestra Sinfónica de Gouveia com Rodrigo Leão, onde o cantor dedicou uma canção ao escritor de Melo, encheu por completo o Teatro cine de Gouveia, onde marcou presença, Rui Moreira, Presidente da Câmara do Porto.
Ainda a fechar com chave de ouro, em Melo, nova homenagem com o Município de Gouveia a adquirir a casa “Vila Josephine”, o lugar onde o escritor pernoitava e passava o seu tempo aquando estava por Melo.
No centro da Freguesia de Melo, uma estátua foi colocada, para homenagear este grande escritor gouveense, assim todos se mostraram orgulhosos.
Luís Tadeu, Presidente do Município de Gouveia, salientou que esta homenagem a Vergílio Ferreira no seu centenário, foi uma forma de dar a conhecer o homem que foi e a sua obra, esta estátua que aqui foi inaugurada em Melo, simboliza isso mesmo.
Sobre a aquisição da Casa Amarela, referiu que, esta é casa onde Vergílio Ferreira pernoitava quando estava em Melo, o objetivo será fazer uma residência literária, para os leitores deste escritor, possa aprender algo mais sobre este homem.
Por:António Pacheco
Fotos:AntónioVida