Início » Ambiente » Five bioenergy nova empresa a instalar-se em Pinhel

Five bioenergy nova empresa a instalar-se em Pinhel

Foi feito o anúncio da instalação da empresa Five bioenergy, no concelho de Pinhel e será a primeira  central de biogás em Portugal. Tudo isto aconteceu na reunião realizada nesta segunda-feira entre o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, e o CEO da Five bioenergy, Iñigo Asensio, a fim de ultimar alguns pormenores relacionados com a instalação deste projeto ligado às energias renováveis no concelho de Pinhel.
Para o funcionamento da futura central de biogás serão utilizados resíduos orgânicos não perigosos, provenientes sobretudo de empresários agrícolas, contribuindo para um ambiente de economia circular com benefícios para todos os intervenientes: agricultores, agentes sociais e, em última análise, toda a comunidade local.
De acordo com informação da Five bioenergy, a central de biogás a instalar no concelho de Pinhel terá capacidade para tratar 240 mil toneladas de resíduos orgânicos por ano, estimando-se uma produção anual de 110 mil MWh de biogás.
De referir, ainda, que o projeto inclui a instalação de uma central solar fotovoltaica de 2MW para autoconsumo.
Com este investimento, que será o primeiro em Portugal, a Five bioenergy espera contribuir para a redução de gases com efeito de estufa num total de mais de 20.000 toneladas de CO2 por ano.
Para a concretização deste projeto, a empresa espanhola, que se rege pelos princípios da sustentabilidade, proximidade e circularidade, prevê um investimento de 25 milhões de euros, bem como a criação de 15 empregos diretos e cerca de 45 empregos indiretos.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, “este novo projeto de energias renováveis representa mais um passo no sentido de atrair as indústrias mais inovadoras e com maior impacto social”. “Pinhel tem uma localização ideal para não só suprir a procura interna que será gerada por este novo combustível, como também poderá ser exportado através de diferentes plataformas logísticas”, concluiu o autarca, naturalmente agradecido à Five bioenergy por ter escolhido Pinhel para a sua entrada em Portugal.
Já o CEO da Five bioenergy, Iñigo Asensio, manifestou-se “grato ao Presidente da Câmara de Pinhel pelo acolhimento que deu ao projeto e por todas as comodidades que proporcionou para que a empresa escolhesse Pinhel como o seu primeiro destino em Portugal”. “O sucesso do projeto a instalar em Pinhel será também uma mais-valia para o desenvolvimento económico do concelho e da região e, seguramente, um exemplo a seguir noutros pontos de Portugal”, concluiu o responsável da Five bioenergy.

Fotos:MP

Publicidade...