O Município de Fornos de Algodres está a celebrar a Semana Europeia da Mobilidade entre os dias 16 e 22 de setembro de 2024. As atividades estão a decorrer na freguesia do concelho Cortiçô nos dias 19 e 20 de setembro de 2024, promovendo o uso partilhado e sustentável do espaço público. O evento contará com a participação dos alunos do 1º ciclo, bem como a população em geral, abrangendo várias faixas etárias. Toda a população em geral serão convidadas a participar nas diferentes atividades educativas e interativas.
O principal objetivo desta iniciativa não só educar, mas também envolver a comunidade na criação de um ambiente urbano mais inclusivo e acessível. O tema “Espaço Público Partilhado” pretende sublinhar a importância de desenhar cidades que promovam a segurança e o bem-estar de todos os seus utilizadores, independentemente do meio de transporte que escolham.
Entre as principais atividades programadas, destacam-se oficinas sobre ciclismo seguro, caminhadas guiadas para incentivar a mobilidade a pé, e palestras sobre a utilização eficiente do transporte público. O Município de Fornos de Algodres para a realização esta ação conta com parceria de várias entidades locais, a serem anunciadas em breve. Um dos momentos mais aguardados será a concentração dos alunos do 1º ciclo, na freguesia do concelho Cortiçô o, onde participarão em diversas atividades lúdicas e educativas.
Espera-se que esta semana da celebração da Semana Europeia da Mobilidade seja uma oportunidade valiosa para todos se envolverem ativamente na promoção da mobilidade sustentável, sendo que a participação não só traz benefícios ambientais e de saúde, mas também contribui para a construção de comunidades mais fortes, resilientes e vibrantes. Assim, com a adoção de medidas e políticas de mobilidade sustentável, o nosso município pretende liderar pelo exemplo e inspirar outros a seguir o mesmo caminho em direção a um futuro mais sustentável e saudável.
Esta atividade irá contribuir diretamente para os ODS n.º 11 {Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis}; 12 {Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis} e 13 {Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos}.